Riscos ocupacionais não-biológicos Radiologia - Derramamento de revelador / fixador
Conduta no derramamento de revelador e fixador no setor de Radiologia
Bom dia.
Gostaria de saber alguns detalhes sobre a conduta diante do derramamento de revelador e/ou fixador mo setor de radiologia:
1-Quem toma as primeiras providências para fazer a contenção do produto? 2- Quem faz o treinamento da equipe de limpeza e os EPIs adequados? 3- Como é onde fazer o descarte de todo o material que entrou em contato os produtos químicos: rodos, pano de chão, moops e etc?
Grata
Ana Lucia Aleixo Enfermeira Iaserj Maracanã.
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Conceitos e condutas gerais Segurança do Paciente - Higienização das Mãos
Anvisa disponibiliza o RELATÓRIO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO NACIONAL DA ESTRATÉGIA MULTIMODAL DE MELHORIA DA HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE (2022-2023)
Laboratórios clínicos e de pesquisa Serviços de Análise Clínica - Roteiros de inspeção
"Anvisa lança roteiros para inspeção em serviços de análise clínica
Instrumentos avaliam o risco dos serviços e sua elaboração teve a participação de Vigilâncias Sanitárias de todo o país.
Roteiros objetivos de inspeção (ROIs), voltados para inspeção em:
- serviços que realizam exames de análises clínicas (EACs) Tipo I, sem contrato de supervisão - https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/projeto-de-melhoria-do-processo-de-inspecao-sanitaria-em-servicos-de-saude-e-de-interesse-para-a-saude/harmonizacao-de-roteiros-objetivos-de-inspecao-roi/14.1RoteiroObjetivodeInspeo_servicoEACTipoISemcontratodesuperviso_V1_2.pdf
- serviços que realizam EACs Tipo I, com contrato de supervisão - https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/projeto-de-melhoria-do-processo-de-inspecao-sanitaria-em-servicos-de-saude-e-de-interesse-para-a-saude/harmonizacao-de-roteiros-objetivos-de-inspecao-roi/15.1RoteiroObjetivodeInspeo_servicoEACTipoIComcontratodesuperviso_V1_2.pdf.
Os roteiros seguem o Modelo de Avaliação de Risco Potencial (Marp), desenvolvido pelo Dr. Marcus Navarro, do Instituto Federal da Bahia."
"Em vista da circulação da variante do clado I do vírus da mpox (MPXV) na Região Africana, que está associada na Região Africana à transmissão sustentada e à ocorrência de casos em uma faixa etária mais ampla, incluindo crianças, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) incentiva os Estados Membros a permanecerem vigilantes quanto à possibilidade de introdução dessa variante nas Américas e a continuarem seus esforços de vigilância, incluindo o sequenciamento genômico dos casos detectados, com ênfase especial nos grupos de maior risco."
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.