E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Assuntos diversos

Prezados colegas da lista,

Gostaria de "ouvir" de vcs, principalmente dos especialistas em feridas, sobre o uso de óleo de girasol - de COZINHA - em tratamento de úlceras de pressão. Há evidências científicas sobre essa prática, existe alguém usando ou estudando sobre isso, enfim .... ???? Caso haja, poderiam me dar a referência ?? Atentem para o fato de ser óleo "alimentício" (digamos assim), e por isso todos os destaques na referida palavra !!!

Existe um profissional Enfermeiro realizando essa prática em pacientes de um CTI (hospital privado) aqui da minha cidade (sem qualquer protocolo) e embora eu não faça consultoria em CCIH nessa instituição, a Chefia Geral de Enfermagem entrou em contato comigo desesperadamente, no sentido de obter informações concretas à respeito.

O fato d'eu não ser profissionalmente especialista em feridas e as diversas formas de tratamento disponíveis hoje (há inúmeros colegas muito competentes sobre esse tema nesta lista e na Sociedade Brasileira de Enfermeiros da área), e tão pouco entender de cozinha (faço razoavelmente um ovo frito); me levaram a solicitar a opinião de vcs (nesse momento não estou nem entrando no mérito da legislação, ANVISA, fiscalização, etc. Gostaria de "ouvi-los" primeiro).

Desde já agradeço a colaboração dos colegas e peço até desculpas a vcs e a Coordenação dessa lista pela brincadeira acima, mas é difícil manter tanta seriedade se somos "nocauteados" diariamente com temas tão "inusitados" !!

Um abraço

Kátia Costa

Enfa. CCIH / RJ

-------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por , em 27/09/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Olá!

Katia

Eu sou enfermeira e coordenadora de CCIH, não tenho muita informação bibliográfica sobre esse tipo de tratamento, porem acredito que seja errado usar óleo de cozinha em feridas. Pois não se sabe o tipo de composição desse óleo. Óleo de cozinha é diferente e tem composição diferente de um dersani por exemplo.

Espero que você consiga bastante informações sobre isso.

Um abraço

Enfa Tatiana

CCIH - RJ
Respondida por Enfa Tatiana, em 30/09/2004


Cuidados em úlceras de pressão

ola katia

por favor entre em contato c/ o nosso grupo de curativos, comissao de curativos do hupe, hospital universitario pedro ernesto-rj.

temos experiencia c/ o oleo de girassol.

um abraço

ethel


Respondida por Ethel, em 30/09/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Bom dia!

Ethel, se possível gostaria de receber mais informações sobre esta prática... também temos um grupo de curativos ainda em seus primeiros passos, se puder nos ajudar, agradecemos...

Abraço!

Denise M. dos Santos - Enfermeira CCIH

Hospital Unimed Rio Claro - (19)3522-7100

denise@unimedrc.com.br


Respondida por Denise M. dos Santos, em 04/10/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Bom dia,

O óleo de girassol/"Dersani" não possui até o momento registro como medicamento e não conheço estudos científicos que comprovem seus efeitos. Práticas clínicas sim, são relatadas por diversos profissionais. Não tendo registro como medicamento não temos respaldo legal para sua utilização em tratamentos. Como a maioria deve ter conhecimento, seu registro é apenas como cósmético respaldado assim, o uso para prevenção de úlceras.

O contrário acontece com o TCM que por ser utilizado no preparo de nutrição tem registro como medicamento. Era o que usávamos antes do "advento" do "Dersani". Também tem bons resultados e literatura científica. Assim, seria uma alternativa. Não devemos nos esquecer que o paciente deve ser avaliado em suas demais condições (nutricão, mobilidade,
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Rosemere Carrareto, em 08/10/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Enfermeira Rosemere Carrareto,

Acredito que deve ter dito um equívoco com relação a sua afirmação sobre o uso do TCM-Trigliceril de Cadeia Media como medicamento, pela informação da ANVISA o produto não está autorizado para uso tópico pois é registrado como ALIMENTO para uso oral e enteral., também o oleo de girassol para cozinha, ..

Atenciosamente,

Enfermeira Mara Blanck


Respondida por Mara Blank, em 13/10/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Bom dia,

Se houve equívoco de informação esta partiu da fonte consultada citada.

Assim, gostaria de me desculpar com os colegas, tendo em vista a afirmação da colega. Retornarei a consulta ao órgão e tão logo receba a resposta, repassa-la-ei aos colegas, através da lista.

Obrigada pelo informe.

Abraço,

Rosemere Carrareto

Enfermeira CCIH - CIAS Unimed

rcarrareto@unimedvx.com.br


Respondida por Rosemere Carrareto, em 15/10/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Bom dia a todos.

Acabo de receber aqui, em meu serviço, um produto que me foi passado como substituto do Dersani®. Chama-se SupriDerme® e possui óleo de girassol em sua composição, além de óleo de calêndula, germe de trigo, vits E e A, e AGE.

Alguém tem experiência com este produto?

Grata!

Isabella Albuquerque

Médica Infectologista

Hospital São Vicente de Paulo e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia(IEDE-SES/RJ) Rio de Janeiro


Respondida por Isabella Albuquerque, em 18/10/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Oi Bella, tudo bem?

Nunca ouvi falar nesse produto !!

Abraço

Kátia Costa

Enfa. CCIH/RJ


Respondida por Kátia Costa, em 20/10/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Tenho acompanhado alguns questionamentos sobre o oleo de Girassol e gostaria de esclarecer algumas coisas sobre este assunto.

Sou pesquisadora e monitora de pesquisa clínica pela Sociedade Brasileira de Profissionais de Pesquisa Clínica e fui pioneira no que se refere a utilização de ácido linoleico (substancia extraida de oleo vegetal) na prevenção e tratamento de lesões de pele, trabalho entre outras coisas com desenvolvimento de produtos.

Estudo o ácido linoleico há 10 anos e nunca imaginei a quantidade de produtos que iriam surgir no mercado a base de óleo de girassol, o que me preocupa muito, pois o primeiro produto desenvolvido a base de AL foi o Dersani e ele não é composto ´somente de oleo de girassol como alguns
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Vania Cohen, em 21/10/2004


Cuidados em úlceras de pressão

Qual a empresa que responde pelo produto???

Maria José UNESP


Respondida por Maria José, em 27/10/2004

1 | 2
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom