E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Odontologia

bom dia

gostaria de discutir a classificaçao de artigos definida em um dos manuais da APECIH que trata da prevençao das infecçoes em odontologia na pagina 11 seringas e agulha sao classificadas como criticos e dai partem algumas duvidas:

1) tais artigos incuiem os carpules?

2) as agulhas devem ser de uso único e as seringas de metal (desconheço se existem seringas-carpule de plastico) práticamente não tem contato com a mucosa e se acontece me parece ser o mesmo princípio dos endoscópios que necessitam de tratamento para desinfecção e não esterilização? Estou errado?

3) o sistema da seringa-agulha carpule não permite refluxo e dai reforça a minha dúvida se a seringa não pode ter tratamento como artigo semi-crítico.

obrigado

Antonio Anselmo

------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por , em 22/09/2004


Odontologia - Classificação de artigos

Prezado Antônio Anselmo, Gostaria de colaborar com suas dúvidas,

Cabe umas reflexões quanto ao uso de desinfetantes ou mesmo de esterilização química na odontologia. Enquanto o ácido peracético não estiver consagrado pelo uso, os "liquidos" atuais nos causam mais transtornos que benefícios. Veja bem, você considera prático colocar seringas, espelhos, "brocas" em substâncias como o glutaraldeído, que necessita de EPI para manuseio, recipiente com tampa, tempo adequado, lavagem com água estéril ou potável para remoção total da substância, secagem com compressas estéreis ou não (se esterilização ou desinfecção) e depois, vamos armazenar sob que condição? Nada mais simples e prático que processar adequadamente, embalar em papel grau cirurgico, caixas, etc... dependendo do processo de esterilização.

É prática rotineira de alguns
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Miriam, em 24/09/2004


Odontologia - Classificação de artigos

Bom dia,

Penso que seringas (inclusive as carpules) e agulhas devem sim ser classificadas como criticos, pois entram em contato com a mucosa, saliva e sangue.

Como as seringas carpule são metálicas e podem ser esterilizadas tanto em estufa como em autoclave, não vejo justificativa para esterilizá-las quimicamente ou somente realizar desinfecção.

Este é um risco que não se justifica, pois pode haver resquícios de sangue na seringa que são imperceptíveis a olho nu. Além do próprio contato com a saliva e mucosa. Na realidade, nenhum instrumental odontológico que entrasse no interior da cavidade bucal deveria ser somente desinfectado, mas sim esterilizado.

Existem sim seringas carpule, principalmente aquelas usadas pelos especialistas em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Allan U C Melo, em 24/09/2004


Odontologia - Classificação de artigos

Bom dia

Sobre as carpules. Me parece que por ser material metálico, passível de esterilização em autoclave e estufa, deve sim ser esterilizado e não desinfetado.

No ato da anestesia, há perfuração de mucosa e, inevitavelmente, há sangramento no local descaracterizando as carpules como simplesmente semi-críticos. Além dissso, se preconiza que materiais semi-críticos sejam esterilizados sempre que possível.

A esterilização deve ser sempre a primeira opção, se as características do objeto não permitirem a ação de calor, faz-se então desinfecção.

Shély, dentista e profa das FSJ - RJ
Respondida por Shély, em 28/09/2004


Odontologia - Classificação de artigos

Prezado Antonio Anselmo

A decisão de desinfetar ao invés de esterilizar não é só baseada na classificação, mas também na possibilidade de padronização do processo, e até a sua facilidade.

Uma primeira impressão é que desinfetar é mais fácil do que esterilizar, mas normalmente não é. Com relação aos endoscópios é uma questão de tempo, pois a parte mais difícil é a limpeza .

Em um consultório odontológico, você normalmente tem uma auxiliar gerenciando os materiais, e responsável por outras atividades. Já numa central de esterilização, você tem (ou deveria), uma enfermeira responsável, capaz de tomar a decisão se aquele item deve ser esterilizado ou pode ser desinfetado, mantendo ou alterando protocolos existentes. Desinfetar corretamente, é mais
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Liliana, em 28/09/2004


Odontologia - Classificação de artigos

Antonio Anselmo:

Fazemos parte da Comissão de Controle de Infecção Ambulatorial (CCIA) do CECOM - UNICAMP, onde estamos, junto com a CCIH do HC - UNICAMP, normatizando procedimentos em relação a artigos usados em nossas clínicas ( Clínica Médica, Ambulatório de Assistência à Mulher e Serviço de Odontologia).

Especificamente em relação à seringa carpule, no nosso Serviço, por causa do volume de atendimento e facilidade no uso da autoclave, optamos por esterilizá-las, independente do procedimento a ser realizado.

Quanto às serigas plásticas descartáveis, temos conhecimento da existência, mas nenhuma experiência ou maiores informações.

Em relação aos indicadores biológicos (IB) e integradores químicos (IQ), o IB nós fazemos 3 vezes por semana ( kit cirurugico no meio da carga) e
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Maria Ângela, Miriam, em 28/09/2004


Odontologia - Classificação de artigos

Prezado Anselmo

Em relação as carpules acredito não haver mais dúvidas. Devemos considerar como sendo um artigo crítico e para tanto, sempre esterilizar.

Existe no mercado seringas descartáveis. São da DFL, ou melhor, são por ela importadas. Mas sua relação custo não favorece muito o seu uso. Talvez para momentos estratégicos.

Até mais

Benedito Umberto

Campinas


Respondida por Benedito Umberto, em 01/10/2004


Odontologia - Classificação de artigos

Primeiramente agradeço as respostas "segundamente" como são tratados os tubetes de anestésico uma vez que sem muita orientação a respeito encontrei serviços aplicando alcool 70% em sua superficie, outros imersão em glutaraldeido e um outro que encaminhava para oxido de etileno (no tempo da ACECIL) agora com outras prestadoras de serviço os tubetes passaram a ser devolvidos com orientações técnicas justificando como prática inadequada

obrigado mais uma vez

Antonio Anselmo


Respondida por Antonio Anselmo, em 05/10/2004

 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom