Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Microrganismos multirresistentes
Recentemente fui questionada quanto a eficácia dos antibióticos.
Um paciente fazendo uso de amicacina e imipenem há 14 dias, apresentou piora significativa do padrão ventilatório, raio-x, febre, secreção traqueal abundante, necessitando ser reentubado. Ao realizar uma fibrobroncoscopia, a cultura do material coletado cresceu uma pseudomonas aeruginosa resistente a ampicilina, amoxacilina, cefalosporinas de primeira e segunda geração e a ampicilina+sulbactan; intermediária a cefalosporinas de terceira; e sensível a amicacina, pefloxacina, levofloxacina, ciprofloxacina, imipenem, cefepime e ceftazidima.
A dúvida é a seguinte: o paciente fazendo uso há 14 dias de um antimicrobiano "potente" (imipenem) associado a amicacina como pode desenvolver infecção por uma bactéria com esse perfil?
Onde está o problema?
Atenciosamente,
Juliana
Enfermeira do SCIH/RS
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por , em 05/08/2004
Microrganismos multirresistentes - Uso de antimicrobianos
Este assunto é um pouco complexo, mas vou tentar dar algumas explicações:
- Pseudomonas aeruginosa tem resistência intríseca aos seguintes antibióticos testados: ampicilina, amoxacilina, cefalosporinas de primeira e segunda geração e a ampicilina+sulbactan;
- Somente devem ser testadas cefalosporinas de 3a e 4a geração.
- Pseudomonas aeruginosa pode desenvolver resistência a antibióticos previamente sensíveis em até 3 dias de uso, sendo assim, uma alteração fenotípica importante neste microrganismo.
- A terapia normalmente deve ser associada (Ex: aminiglicosideo + carbapenem/quinolona) dependendo do sitio da infecção.
- O isolamento na broncoscopia, deve ser bem avaliado com outros fatores clínicos para poder se distinguir infecção de colonização por P. aeruginosa em materiais respiratórios.
- E por último, P. aeruginosa pode produzir tanto
[ + ] Exibir tudo
beta-lactamases de amplo espectro (ESBL) como metalo beta-lactamases que respectivamente irão degradar beta-lactâmicos e carbapenens.
Espero ter ajudado,
Pedro F. Del Peloso
Laboratório Richet - Microbiologia - Rio de Janeiro.
Respondida por Pedro F Del Peloso, em 12/08/2004
Microrganismos multirresistentes - Uso de antimicrobianos
Será que a marca de antibiótico utilizado oferecia mesmo a concentração de princípio ativo necessária para o combate a infecção, a matéria prima utilizada era a ideal, etc.. Talvez seu raciocínio investigativo deva começar por estes questionamentos. O que acha?