Respondida por Equipe Riscobiologico.org, em 24/10/2022
Monkeypox - Exposição ocupacional (2)
Bom dia!
Importante, também, o conhecimento das Medidas Sanitárias para prevenção e controle em estabelecimentos de prestação de serviços - Monkeypox, publicado em 24/8/2022 pela Prefeitura Municipal de São Paulo, Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
"A população-alvo para a vacinação seguirá as recomendações a seguir:
VACINAÇÃO PRÉ-EXPOSIÇÃO:
- Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
PÓS-EXPOSIÇÃO:
- Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS.
Exposição direta da pele ou membranas mucosas à pele ou secreções respiratórias de uma pessoa com mpox confirmada, provável ou suspeita, seus fluidos corporais (lesão vesicular ou fluido pustuloso) ou material potencialmente infeccioso (incluindo vestimentas ou roupas de cama) se não estiver sendo usado EPI
[ + ] Exibir tudo
adequado. Isso inclui:
- Inalação de gotículas ou poeira da limpeza de quartos contaminados.
- Exposição da mucosa devido a respingos de fluidos corporais.
- Contato físico com alguém que tenha mpox, incluindo contato direto durante atividades sexuais. Isso inclui contato presencial, pele a pele ou boca a pele ou exposição a fluidos corporais ou materiais ou objetos contaminados (fômites).
- Normalmente compartilhando uma residência (permanente ou ocasionalmente) durante o período de incubação presumido com uma pessoa que foi diagnosticada com mpox, ou um ferimento penetrante por material perfurocortante contaminado ou através de luvas contaminadas.
- Sem contato direto, mas próximo na mesma sala ou espaço físico interno com um paciente sintomático com mpox confirmada, se não estiver sendo usado EPI adequado."