Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Resíduos de Serviços de Saúde
Boa noite! Tudo bem?
Trabalho com estações de tratamento de efluentes e recentemente surgiu a necessidade de uma ETE para tratar água proveniente da lavagem de bombonas que recebem os materiais (descartes) hospitalares que vão pra incineração! Dentre os materiais tem restos de tecido, sangue, ossos, etc. Esses resíduos vem dentro de sacos e os sacos dentro das bombonas! Porém corre o risco de rompimento do saco e vazamento do resíduo dentro da bombona! Existe algum tratamento específico para esse tipo de resíduo? Hipoclorito de sódio 1 a 4% seria suficiente na dosagem no tratamento?
Aguardo orientação
Grata
Profa Dra Ana Laura Remédio ZENI Beretta
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por Profa Dra Ana Laura Remédio ZENI Beretta, em 01/09/2023
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (1)
[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]
Bom Dia|!
Temos uma estação de tratamento, usamos Hipoclorito de Sódio 12%, Sulfato de Alumínio, Carbonato de sódio , Polímero aniônico. cada um com o tempo, dose e função programada.
A tt,
Anderson Lima
.........................
Mensagem reencaminhada pelo colega Mauro:
"A Gerais Solidificação de Resíduos, já atua há décadas em diversos hospitais, trazendo segurança aos colaboradores e pacientes durante a manipulação dos RSS (resíduos do serviço de saúde). A tecnologia da solidificação já é reconhecida pela ANVISA na portaria da RDC 222/2018.
No caso específico, aconselhamos aplicar o solidificador Ultra Solid® Sachê de 15 g, o qual solidifica 1 litro de fluídos corpóreos. Por segurança poderá ser introduzido o solidificador, antes do início de descartar os resíduos líquidos nos
[ + ] Exibir tudo
sacos.
Saliento que caso tenha volumes maiores de resíduos líquidos, deverá adicionar mais Ultra Solid® Sachê, de forma que obedeça a proporção de 15 g para cada litro.
Após a solidificação, este resíduo seguirá para tratamento de acordo com a RDC 222:2018 (incineração, autoclavagem, micro-ondas), porém com a solidificação, garantirá a segurança desde o descarte até a destinação final, além de diminuir o odor.
Outros tipos de embalagem e aplicação, poderão ser encontrados em nosso site: www.geraissolidificacao.com.br.
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (2)
Olá
Minha sugestão seria iniciar com um tratamento biológico convencional, como fossa séptica + biodigestor para reduzir a DBO e usar o hipoclorito apenas na finalização do processo.
Isso permitiria menor consumo de químicos, o que é desejável na redução de contaminantes como os trihalometanos, poluentes ambientais considerados cancerígenos que se formam quando temos grande quantidade de cloro em contato com matéria orgânica.