Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Esterilização, desinfecção, antissepsia
Caros colegas,
Alguém que tenha experiência no uso, manuseio e descarte adequado do ácido peracético que possa me ajudar?
Foi solicitado pelo setor de hemodiálise que fizéssemos um protocolo para o caso de derramamento ou vazamento desse produto químico, que é utilizado na desinfecção das máquinas de hemodiálise.
Poderiam me orientar onde encontro essas informações?
Desde já agradeço
Mensagem encaminhada pela colega Laura
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por Laura, em 15/09/2023
Ácido peracético (1)
[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]
Bom dia,
Na FDS ( Ficha de Dados de Segurança) ou na Fispq vc poderá encontrar informações que com certeza lhe ajudarão.
Você pode pesquisar pela FDS antiga FISPQ, particularmente sempre acesso o site da CETESB: https://cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/manual-de-produtos-quimicos/
Também é possível encontrar informações em sites internacionais como DGUV e BG BAU.
Poderiam me dizer como é feito o descarte de ácido peracético utilizado nas máquinas de hemodiálise? A FISPQ não é muito clara quanto ao descarte dessa substância, fiquei com receio de que possa ter entendido errado.
[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]
Bom dia, Laura.
O Ácido Peracético pode ser diluído e descartado diretamente na rede de esgoto. O produto em questão é biodegradável e quando diluído corretamente não oferece risco ao meio ambiente.
Abraços
Mensagem encaminhada pelo colega Jorge
.........................
Entendo que se for em pequena quantidade, poderá ser descartado na própria rede coletora de esgoto (o próprio volume do esgoto vai diluir deixando em quantidades não agressivas ao meio ambiente).....quando ele passo pelo processo de limpeza da máquina não é esse o fluxo que se segue?
Em grande quantidade(um lote que venceu), ai entendo que deverá ser enviado para uma empresa de tratamento ou logística reversa.
Apesar de não ser a tônica do assunto, entendo ser importante o comentário abaixo sobre o ácido peracético e outros químicos. Reforço que nada tem a ver com a pergunta da Laura, da qual não quero tirar o foco.
O ácido peracético na óptica da Segurança do Trabalho possui uma denotação diferente. O ácido acético e o peróxido de hidrogênio que o compõem, independentemente da concentração, deve ser observado com atenção para a saúde dos empregados que manipulam o produto, especialmente o local [sistema de ventilação do ambiente (inalação), tamanho do local (volume de ar do ambiente), outros]. Nem sempre o uso de respiradores resolve o problema, é necessário quantificar por meio de um laboratório industrial (é uma coleta
[ + ] Exibir tudo
diferenciada), para uma análise mais conservadora com vistas a prevenção da saúde dos envolvidos (nível de ação/limite de tolerância), além de se observar que o volume de oxigênio esteja na concentração mínima necessária.
É comum encontrar locais onde a ventilação é com sistema de ar condicionado sem troca de ar (só recirculação), outros com ventilação forçada (diluidora), outros com troca de ar, mas com o propósito de proporcionar a qualidade do ar respirável e não para tratar das substâncias químicas empregadas no processo.
É fato que se o produto for manipulado eventualmente, os riscos à saúde diminuem, mas nem por isso, devem ser desprezados.
Químicos em geral
Há outras variáveis quando se manipula químicos [temperatura ambiente: volatilidade; estado físico [líquido, sólido (pós, grânulos)]; local e armazenagem do produto; concentração do produto; embalagem (original / fracionada); forma de transbordo (medidor, recipiente, outros); frequência do uso; contato do produto com o empregado (direto ou indireto, nesse caso, considerar atividades próximas quando for o caso), bem como, se o contato é com a pele ou só por inalação; proteção para a pele, olhos. A existência de um procedimento operacional é sempre positivo, obviamente que disseminado entre os envolvidos.
Para finalizar, recomendo aos responsáveis por desinfecção que fazem uso do produto, que participem sempre o SESMT da organização para uma análise mais abrangente quando envolver químicos de um modo geral.
A tomada de decisão pra uso de Produtos Químicos-PQs, é monocrática ou colegiada??? Em todo caso, deve-se ter um POP definido pelo responsável ou responsáveis pela aprovação do PQ. Ou entra sem a instituição saber???
At
Bartolomeu Dias 81 98894-9704 Téc de Seg do Trabalho RegProfPE372.7MTE
Você deve neutraliza-lo com uma solução bem diluída de soda caustica, NaOH ou ainda Hidróxido de Cálcio, Ca(OH)2, antes de descarta-lo.
Lembre-se quando for neutralizar o ácido peracético verta o conteúdo aos poucos na solução diluída de soda cáustica( hidróxido de sodio) ou Hidróxido de cálcio.
Você pode neutralizar também com Bicarbonato de sódio, pois é um sal de reação alcalina.