E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Áreas de apoio

"Publicado resultado do monitoramento da qualidade de saneantes hospitalares de alto risco

Painel mostra relatório final das amostras analisadas.

A Anvisa publicou o resultado do monitoramento da qualidade de saneantes hospitalares de alto risco. O monitoramento é fruto do esforço conjunto de entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), envolvendo a participação da Anvisa, do Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS) e do Instituto Adolfo Lutz (IAL), bem como de Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais.

Ao todo, foram analisadas 48 amostras de desinfetantes de alto nível (princípios ativos: ácido peracético, glutaraldeído, ortoftalaldeído e biguanida) e detergentes enzimáticos (atividade amilolítica/proteolítica). Destas, 17 amostras (37,4% do total)?foram consideradas insatisfatórias quanto aos ensaios de teor ou da atividade enzimática.?

Os laudos insatisfatórios resultaram em ações subsequentes, incluindo a abertura de dossiês de investigação e, nos casos necessários,?a publicação de medidas como recolhimento e suspensão de comercialização, distribuição e uso desses produtos. Adicionalmente, os resultados obtidos servirão de base para a implementação de ações que visem assegurar?a qualidade, a segurança e a eficácia desses produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Os?resultados das amostras analisadas e o relatório final do monitoramento estão disponíveis em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/laboratorios/programas-de-monitoramento-analitico/saneantes"

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/publicado-resultado-do-monitoramento-da-qualidade-de-saneantes-hospitalares-de-alto-risco

Equipe Riscobiologico.org


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 

 


Enviada por Equipe Riscobiologico.org, em 05/04/2024


Saneantes hospitalares - Monitoramento da qualidade (1)

[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]

 

Prezados, bom dia!

Gostaria de manifestar um comentário, não necessariamente sobre a qualidade dos produtos (não tenho competência, nem qualificação técnico profissional para tal), mas sobre as FISPQs (atualmente FDS - Folhas de Dados de Segurança), ou seja, apesar de haver uma NBR que preconizava a forma correta de elaboração do documento, existiam algumas FISPQs, meramente "pró-forma".

Com a alteração da NBR, espero que mude para melhor, seja por respeito à saúde do trabalhador, bem como, dos demais assuntos (vide abaixo, transcrição da posição da ABRACO) que permeiam o documento, em particular o meio ambiente.

Segue abaixo, um trecho com transcrição do site da ABRACO (Associação Brasileira de Corrosão), manifestando sua posição acerca da mudança:

Alterações
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Vários autores, em 08/04/2024


Saneantes hospitalares - Monitoramento da qualidade (2)

Concordo em GNG com vc, Almir.

A mudança para a FDS representa um avanço importante na comunicação de informações sobre produtos químicos perigosos. É fundamental que os profissionais que lidam com essas substâncias estejam cientes das novas diretrizes para garantir a segurança no manuseio.

At

Bartolomeu Dias
081 98894-9704
Téc de Seg do Trabalho
RegProfPE372.7MTE

 

-------------------------------------------------------

 


Respondida por Bartolomeu Dias, em 10/04/2024

 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom