E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Bibliografia > Livros > Nacionais
Livros Nacionais

   Entendendo a biossegurança: epistemologia e competências 
   para a área de saúde
   Costa, Marco Antonio F. da; Costa, Maria de Fatima Barrozo da. 
   3 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. 207 p.
   ISBN 85-7773-479-X


O livro foi produzido, levando-se em conta percepções de docentes de biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz e de outras instituições com cursos técnicos da área de saúde e discentes de vários cursos, também desses locais. Foram abordados e ampliados, de forma didática, os principais conceitos estruturantes aplicados a biossegurança, assim como a base epistemológica, para uma melhor compreensão de construção desse campo do conhecimento. Aspectos históricos, também foram revistos e ampliados, para articulá-los interdisciplinarmente com as imbricações dessa área do conhecimento. (AU).


Conteúdo: 
Parte 01: Uma contextualização epistemológica para o ensino da biossegurança
Parte 02: Competências para o ensino da biossegurança na área de saúde 

 


 

   BIOSSEGURANÇA: Uma abordagem Multidisciplinar
   Pedro Teixeira & Silvio Valle  
   Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2010


A primeira publicação brasileira sobre biossegurança, lançada originalmente em 1996, foi tão bem-sucedida nas áreas da saúde pública, da biologia e da medicina experimental que acaba de ganhar sua segunda edição revista e ampliada. Organizado pelos pesquisadores Pedro Teixeira, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB/ENSP/Fiocruz), e Silvio Valle (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz), o livro Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar apresenta 22 capítulos escritos por 34 autores, que exploram o tema tratando da evolução das abordagens em saúde e trabalho, discutindo a política de biossegurança mais adequada para o país e enfocam, dentre outros, itens como príons e sua importância em biossegurança, doenças emergentes, organismos transgênicos, riscos biológicos, Hepatite B como doença ocupacional, mapas de riscos, biossegurança e arquitetura, resíduos de laboratórios.

Para Pedro Teixeira, que também atua na Coordenação de Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais da ENSp, "trata-se de uma obra indispensável para os profissionais que, de modo geral, conjugam pesquisa e saúde". obra que reúne a experiência de sete especialistas que apresentam as melhores práticas para otimizar a utilização de materiais e ambientes, com segurança e resultados de qualidade, voltada a estudantes de cursos técnicos, alunos de iniciação científica-graduação, pós graduação e profissionais que exercem atividades em laboratórios de ensino, pesquisa e prestação de serviços.

 


 

   BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
   Maria de Fátima da Costa Almeida
   São Paulo: 2a Ed. DIFUSÃO, 2013


Boas práticas de laboratório, organizado por Maria de Fátima da Costa Almeida, chega à 2a edição revista e ampliada. Boas práticas de laboratório orienta o leitor a administrar as atividades em laboratório e aborda, de forma didática, os preceitos fundamentais para as ações de aprendizado e trabalho dentro do ambiente laboratorial. Gestão de laboratório, infraestrutura, cuidados para o armazenamento de produtos químicos, rotulagem, sinalização, noções sobre biotério e insetários, boas práticas de laboratório para roedores de pequeno porte, biossegurança, segregação de resíduos, segurança e saúde no trabalho e ergonomia são alguns dos temas considerados para a prática segura dos laboratórios.

 



   BOAS PRÁTICAS EM BIOTÉRIOS E BIOSSEGURANÇA
   Joel Majerowicz  
   Rio de Janeiro: Ed. INTERCIÊNCIA, 2008


Joel Majerowicz, médico veterinário do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico, Vice-Diretoria de Produção Fiocruz / Bio-Manguinhos, membro da Comissão de Biossegurança do COBEA Colégio Brasileiro de Experimentação Animal e colaborador do CRMV-SP, lança seu novo livro "Boas Práticas em Biotérios e Biossegurança".

Nesta obra encontram-se temas que contemplam desde a importância do padrão de qualidade genético e sanitário dos animais, passando por uma rica descrição dos critérios exigidos para a construção das instalações prediais de biotérios e aspectos de biossegurança, descreve procedimentos e fluxos de acesso e saída de pessoal, materiais, insumos e animais nas diversas etapas operacionais de um biotério, enfatizando o rigor dos procedimentos de cada operação, bem como contempla modelo de protocolo experimental, formas de registro e sinalização de riscos.


 
A CIÊNCIA ENTRE BICHOS E GRILOS - REFLEXÕES E AÇÕES DA 
BIOSSEGURANÇA COM ANIMAIS

Telma Abdalla de Oliveira Cardoso
Marli B.M. de Albuquerque Navarro

Rio de Janeiro: Ed. HUCITEC, 2007

Os últimos trinta anos registram a crescente demanda da observância da Biossegurança, para atender à qualidade laboratorial, visando a efetiva construção de uma cultura favorecedora das boas práticas no exercício das atividades realizadas nas instituições de pesquisa. O livro A Ciência entre Bichos e Grilos: reflexões e ações da Biossegurança nas pesquisas com animais, sistematiza algumas reflexões relevantes da Biossegurnaça, abordando com ênfase as questões técnicas, éticas e históricas relativas ao tema.

As organizadoras do livro são pesquisadoras do Núcleo de Biossegurança, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz e há mais de quinze anos investem no crescimento reflexivo da Biossegurança, relacionando-a com várias questões, entre elas a ambiental, a ética, a legal, a técnica, etc. Investem igualmente na difusão científica da Biosseguraça, tanto através da organização de sistemas informacionais, como na organização e coordenação de cursos de qualificação voltados para atender às demandas do Ministério da Saúde. Cabe sublinhar a atuação das pesquisas na coordenação dos cursos de pós-graduação de Biossegurança em instituições de Saúde, em parceria com o Instituto de Pesquisa Clínica.

ENTENDENDO A BIOSSEGURANÇA: EPISTEMOLOGIA E COMPETÊNCIAS PARA A ÁREA DE SAÚDE
Marco Antonio F. da Costa
Maria de Fátima B. da Costa
Rio de Janeiro: Ed. Publit, 2006

O principal objetivo do livro é oferecer uma base epistemológica que possa ser utilizada no ensino da biossegurança em cursos de nível técnico e superior, atendendo dessa forma, uma necessidade identificada pela própria tese, já que os livros didáticos de ciências, principalmente no ensino médio, não tratam dessa questão. Os autores, Marco Antonio Ferreira da Costa, professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e Maria de Fátima Barrozo da Costa, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, dividiram a obra em duas partes: na primeira, abordam de forma clara às questões etimológicas, ortográficas, simbólicas, profissionais e polissêmicas que perpassam o processo de construção dessa área do conhecimento. Na segunda, discutem a biossegurança em ambientes da saúde e algumas competências, que na visão deles, devem ser buscadas nos processos educativos dessa área.

 

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
CIDADANIA, COMPETIVIDADE E PRODUTIVIDADE

Marco Antonio F. da Costa
Maria de Fátima B. da Costa
Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 2005

Independente do modelo de gestão adotado por uma empresa, sabe-se que o único fator que pode impulsionar as ações de segurança e saúde no trabalho é a mudança de cultura das empresas. Para que isso ocorra, é necessário que haja processos educacionais pedagogicamente corretos, da vontade política dos seus dirigentes. Este livro possui uma linguagem clara e acessível sendo um instrumento para estudantes, empresários e todos os profissionais que lidam com Segurança e Saúde no Trabalho. Por ser um instrumento multidisciplinar, torna-se valioso para a compreensão e implementação de ações de SST.

 

BIOSSEGURANÇA DE A A Z
Marco Antonio F. da Costa
Maria de Fátima B. da Costa
Rio de Janeiro: Ed. Papel Virtual, 2003

Glossário multidisciplinar sobre biossegurança, com 1.000 termos e expressões sobre a biossegurança de OGM, a biossegurança tradicional (agentes químicos, físicos, biológicos, etc.), qualidade, metrologia, psicologia, meio ambiente, importantes para se compreender esta temática em todas as suas dimensões. Pela sua abrangência de conteúdos e formato multidisciplinar, atende não apenas aos alunos e professores dessas áreas, como também a todos os profissionais de nível médio e superior que atuam em centros de pesquisas, laboratórios de saúde pública, hemocentros, indústrias e demais serviços onde a biossegurança se faz presente.

 

BIOSSEGURANÇA APLICADA A LABORATÓRIOS
E SERVIÇOS DE SAÚDE

Marco Fábio Mastroeni
Ed. Atheneu

O livro conta com a participação de 29 especialistas de diferentes áreas do conhecimento, englobando aspectos históricos, éticos, técnicos e aplicados da biossegurança em laboratórios e serviços de saúde. Aborda os aspectos de biossegurança desde a organização do local de trabalho até a indentificação e minimização de riscos, além da prevenção de acidentes a que estão expostos os profissionais, estudantes e a população em geral no âmbito dos laboratórios de ensino, pesquisa e em serviços de saúde.

 

OS ANJOS TAMBÉM ERRAM: MECANISMOS E PREVENÇÃO
DA FALHA HUMANA NO TRABALHO HOSPITALAR

Ivone Bulhões
Rio de Janeiro, 2001

O livro está dividido em 14 capítulos e possui uma vasta bibliografia - mais de 700 obras entre referências e indicações. Os temas abordados incluem: o aumento e crescimento da preocupação com o erro médico; a discussão sobre os hospitais (casas de horror ou caixas-pretas); as principais vítimas neste tema; o campo anestésico-cirúrgico; a questão dos medicamentos, sangue, hemodiálise; a reação das vítimas; e as múltiplas facetas da reação profissional.

 

RISCOS DO TRABALHO DE ENFERMAGEM
Ivone Bulhões
Rio de Janeiro: Ed. Folha Carioca, 1998

A autora descreve uma análise do trabalho de enfermagem em seu principal campo de atuação - o hospital. O livro conta com 8 capítulos e mais de 650 referências e indicações bibliográficas. Trata-se de um livro importante para os que se interessam e lutam pela melhoria das condições de trabalho, saúde e segurança nos estabelecimentos de saúde: órgãos governamentais, professores, administradores, estudantes e trabalhadores de saúde, ergônomos, supervisores e engenheiros de segurança, enfermeiros e médicos do trabalho.

 

TUBERCULOSE - DO AMBULATÓRIO À ENFERMARIA
Afrânio L. Kritski
Marcus B. Conde
Gilvan M. de Souza
Editora Atheneu, 2000 - 2 ed.

É um livro modelo e padrão que se destina a orientar os procedimentos estabelecidos de uma forma geral pelo Plano Nacional de Pneumologia Sanitária no tratamento, prevenção e controle da tuberculose. Teve como motivação básica a alta incidência de 300 novos casos a cada ano, verificados no Hospital Universário Clementino Fraga Filho (UFRJ).

 

LIMPEZA E HIGIENE - LAVANDERIA HOSPITALAR
Silvana Torres
Teresinha C. Lisboa
Editora Atheneu, 1999

O conteúdo do livro contempla todo o leque de necessidade de conhecimento que o assunto suscita e, afortunadamente, trará a necessária e efetiva contribuição para o aprendizado e consulta do problema. Aborda questões importantes quanto à prevenção e controle das infecções hospitalares.

 

BIOSSEGURANÇA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
Pedro Teixeira
Silvio Valle (organização)
Editora Fiocruz - 1996 - 1 ed.

Diversos autores exploram o tema tratando a evolução das abordagens em saúde em trabalho, discutindo a política de biossegurança mais adequada ao País, enfocando dentre outros, itens como príons e sua importância em biossegurança, doenças emergentes, organismos transgênicos, riscos biológicos, Aids e hepatite B como doenças ocupacionais, mapas de riscos, biossegurança e arquitetura, resíduos de laboratórios.

 

QUALIDADE EM BIOSSEGURANÇA
Marco Antônio Ferreira da Costa
Editora Qualitymark, 2000

É um livro que procura demonstrar a possibilidade de utilização da filosofia da qualidade em processo de biossegurança. Baseia-se na experiência vivida pelo autor como profissional de laboratório e docente nos cursos de biossegurança realizados na Escola Nacional de Saúde Pública, na Escola Politécnicaem Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, em universidades, hemocentros e laboratórios de Saúde Pública em vários estados do Brasil.

 

BIOSSEGURANÇA: AMBIENTES HOSPITALARES E ODONTOLÓGICOS
Marco A.F. Costa
Maria F.B. Costa
Norma S.F.O. Melo
Editora Santos, 2000

É um livro que aborda os fatores químicos e físicos de risco existentes nesses ambientes e também apresenta um capítulo específico de biossegurança em práticas odontológicas. Traz um referencial teórico sobre riscos, o que o qualifica, além de um livro técnico, um livro acadêmico.

 

O site Riscobiologico.org não se responsabiliza pelo conteúdo dos livros e artigos aqui recomendados sendo de exclusiva competência dos autores.

 
Livros
Nacionais
Internacionais
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom