A proposta do Projeto é de manter um sistema de vigilância de acidentes ocupacionais com material biológico ocorridos em serviços de saúde brasileiros.
O objetivo do sistema de vigilância com instrumentos de notificação padronizados é o de permitir a obtenção de dados selecionados que proporcionem o conhecimento das características mais comuns desses acidentes, as medidas de profilaxia pós-exposição e as ações e estratégias necessárias para prevenção deste importante problema de saúde pública.
O PSBio
A equipe do Projeto Riscobiologico.org desenvolveu o sistema de vigilância PSBio que reúne características do programa NaSH dos CDC - EUA e o sistema EPINet elaborado pelo Centro Internacional de Segurança entre Profissionais de saúde da Universidade de Virgínia.
O instrumento de notificação permite a inclusão de informações relativas aos trabalhadores de saúde expostos a sangue e outros materiais biológicos, às características de ocorrência e tipos de acidentes, às medidas de profilaxia pós-exposição (HIV e Hepatite B) instituídas e ao controle clínico e laboratorial de acompanhamento dos acidentados.
