Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Conceitos e condutas gerais Paciente-fonte - Autorização / Exames
Bom dia companheiros!!! Diante de um acidente de trabalho com exposição a material biológico deve-se colher as sorologias do paciente fonte e do acidentado. No caso de impossibilidade de assinatura do termo de consentimento por parte do paciente devido este estar inconsciente, confuso, etc... deve-se colher assinatura do responsável (familiar/acompanhante) e no caso onde não há responsável legal e não tem como ser autorizado pelo termo, qual a melhor tratativa??? Colhe o exame sorológicos mesmo assim para ter respaldo para o colaborador ou aguarda familiares para autorização???? Existe alguma normatização para esta questão ou é a instituição que deve fazer valer as regras??? Mensagem encaminhada pelo colega Paulo
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade
EPI, EPC, Precauções e Isolamentos Precauções e Isolamento - Higienização / Louça
Boas Práticas - Serviços de Alimentação Prezados, Boa Tarde.
Gostaria da troca de informação acerca da higienização da louça proveniente de Quartos com Pacientes em Isolamento.
Na Unimed Itapetininga utilizamos embalagens descartáveis para Pacientes/Acompanhantes em Quartos em isolamento. Após o consumo da refeição, as embalagens são acondicionadas em sacos brancos infectantes, pesadas e seguem a destinação final. Segundo informações de SCIH, para que possamos disponibilizar louça de porcelana para estes Pacientes, a fim de reduzirmos o gasto com compra de embalagens descartáveis, resíduo infectante e também melhora na apresentação dos pratos, é necessário que a máquina lava louça atinja a temperatura de 85º, para desinfecção total.
Conforme consulta à RDC nº216, nada consta sobre este assunto. Qual a experiência de vocês? Muito Obrigada. Melina
[ + ] Exibir tudo
Benitez Moreti Hotelaria
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Recibo resultado de doses radiações ionizantes Prezados, bom dia! Alguém possui o modelo de recibo com relação aos resultados das doses referentes às exposições de rotina com relação as radiações ionizantes? f) dar ciência dos resultados das doses referentes às exposições de rotina, acidentais e de emergências, por escrito e mediante recibo, a cada trabalhador e ao médico coordenador do PCMSO ou médico encarregado dos exames médicos previstos na NR- 07. Amélia Pinto Damasceno
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Resíduos de Serviços de Saúde Resíduos de Serviços de Saúde - Travesseiros / Colchão
Descarte de travesseiro Hospitalar Bom dia Na unidade onde trabalho a enfermagem insiste em descartar os travesseiros que são substituídos dos pacientes de uso hospitalar ( napa e espuma ) em lixo infectante assim como colchão hospitalar . Gostaria de saber se essa é a conduta correta eles devem ser considerados rss infectante ? E sofrer uma incineração ? Alegando estar em contato direto com o paciente e com rasgos . Alessandra Núcleo de Higiene Hospitalar
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Conceitos e condutas gerais Condutas - Restrição de Atividades
Bom dia Tenho uma dúvida. Uma funcionária contratada como auxiliar de produção para área de CME está grávida dr 16 semanas com laudo de restrição a esforços físicos. Em seu local de trabalho ela realiza esforços continuamente. Poderá ser encaminhada ao INSS? obrigada, Dra Adriana Ferreira Médica do Trabalho.
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Infecção pelo HIV/AIDS HIV/AIDS - Exame Admissional
Boa tarde! Gostaria de saber se nos exames Admissionais do Hospital é necessário solicitar exame de HIV, se positivo qual seria o objetivo? Particularmente vejo como um respaldo da empresa, pois o funcionário pode ter um acidente biológico e alegar que pegou nesse acidente posteriormente. Atenciosamente Roberta Enfermeira do SESMT
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Legislação e normatizações Ocupações - Competências
Boa tarde Queria fazer um questionamento a respeito da utilização do Técnico de Enfermagem quando é necessário empurrar uma maca para o leito ou para dentro de uma ambulância, ou seja atuando como "maqueiro". Esse profissional MAQUEIRO consta do CBO? Há algum impecilho ético ou técnico que impeça o Técnico de Enfermagem fazer esse trabalho? Desde já agradeço as valorosas opiniões dos profissionais que acompanham este site. Cordialmente Dr. Alcibiades Gutierrez Vargas - Médico do Trabalho
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Evento Riscobiologico.org: Protegendo Pacientes & Trabalhadores da Saúde
Prezados colegas, No dia 25 de outubro, o Projeto Riscobiologico.org promoverá um evento no Rio de Janeiro, com a participação da Evelyn McKnigh - Presidente da HONOReform, uma defensora na área de segurança do paciente. Ela tem trabalhado com várias organizações como OMS e CDC, especialmente na área de injeções seguras. A Evelyn McKnigh foi infectada com o vírus da hepatite C durante seu tratamento para câncer de mama, em um surto em que houve 99 casos secundários de Hepatite C nos EUA por reuso de seringas para acessar frascos multidoses/bolsa de salina. A história dela está contada no link: http://honoreform.org/evelyns-story/. Contaremos também com palestrantes da ANVISA, PROQUALIS e da Casa de Saúde São José - o programa está disponível abaixo.
[ + ] Exibir tudo
/>O evento será com inscrições limitadas. As inscrições são gratuitas, mas temos limite de vagas em função do tamanho do auditório. Não será permitida a entrada sem a inscrição prévia e não serão aceitas inscrições no dia do evento. Para se inscrever, faça o download, preencha e nos envie a ficha que está disponível no endereço www.riscobiologico.org/evento.pdf. Equipe Riscobiologico.org
Protegendo Pacientes & Trabalhadores da Saúde 25 de outubro de 2017 - 8h30 - 13h00 Casa de Saúde São José - Humaitá P R O G R A M A Prevenção da Transmissão de Infecções através da Prática de Injeções Seguras na Assistência a Saúde / Preventing Healthcare Transmission of Disease through injection Safety - Evelyn McKnight (President of HONOReform) Painel Saúde e Segurança de Trabalhadores da Saúde / Panel Session - Health and Safety of HealthCare Workers - Prevenção de Infecções Ocupacionais entre Trabalhadores da Saúde / Preventing Occupational Infections in HealthCare Personnel (Cristiane Rapparini - Riscobiologico.org) - Acidentes com material biológico - Nossa Realidade & Casa de Saúde São José / Occupational exposures to bloodborne pathogens in Casa de Saúde São José (Medicina Ocupacional / Occupational Health Department - Casa de Saúde São José) Painel Saúde do Paciente / Panel Session - Patient Safety - Segurança Sanitária de Serviços de Saúde / Health Safety in HealthCare (Health care regulations and Standards) - (Diogo Penha Soares - ANVISA) - Segurança do Paciente & Proqualis / Patient Safety & Proqualis (Proqualis)
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Dispositivos de Segurança Coleta de Sangue - Holder / Adaptador
Bom dia a todos Gostaria de saber qual o procedimento que vocês fazem em relação ao uso do adaptador para coleta de sangue vacutainer (tube holder) Se usam 1 para cada coleta ou quantas vezes usam o mesmo adaptador. E no caso de fazer a higienização como é feito. Obrigada Marlise
[ Riscobiologico.org - Adaptadores para tubos de coletas de sangue, também conhecidos no mercado como holder, canhão para coleta de sangue a vácuo ou suporte para tubo de coleta à vácuo. ]
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Legislação e normatizações Previdência Social - Aposentadoria e Sindicatos
Acordo entre INSS e sindicatos deve agilizar aposentadoria http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/10/1924075-acordo-entre-inss-e-sindicatos-deve-agilizar-aposentadoria.shtml Fonte: Folha Online PNC Bartolomeu Dias TST Recife
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.