Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Evento - CE
Mensagem encaminhada pelo colega Gustavo
"Seminário nacional sobre acidente de trabalho será realizado no Ceará dias 8 e 9 de agosto. O Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) vão reunir, em Fortaleza, os maiores especialistas brasileiros sobre os temas acidentes de trabalho e proteção à saúde do trabalhador.
Quais instrumentos jurídicos podem ser utilizados para garantir uma reparação adequada ao trabalhador acidentado? Quando utilizá-los? Essas são algumas das perguntas a serem debatidas nos dias 8 e 9 de agosto, durante o Seminário Acidente de Trabalho: Prevenção e Tutelas de Urgência.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 2 de agosto. Mas, limitadas à capacidade de
[ + ] Exibir tudo
lotação do auditório da Universidade do Parlamento do Ceará. Veja em http://www.prevencaoetutelas.com.br/inscricoes
Os palestrantes serão os desembargadores Sebastião Oliveira (TRT/MG), Brasilino Ramos (TRT/DF e TO) e Cláudio Brandão (TRT/BA), o juiz Guilherme Feliciano (Taubaté), os procuradores do trabalho Raimundo Simão (Campinas) e Rodrigo Carelli (Rio de Janeiro), o professor Guilherme de Melo (Campinas) e a auditora fiscal do trabalho Ivone Baumecker (Belo Horizonte). Todos são referências pelo trabalho e produção literária relacionados ao tema do seminário.
"Os profissionais que virão a Fortaleza são considerados celebridades na condução de temas relacionados à prevenção de acidentes de trabalho e aos instrumentos jurídicos utilizados para evitá-los", explica um dos gestores nacionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador José Antonio Parente. Ele também explica que o seminário no Ceará é o piloto de outro que deve ser realizado em Brasília no segundo semestre.
Tutelas de urgência
Um dos principais temas a serem debatidos durante o seminário será a utilização das tutelas de urgência. Elas têm como objetivo dar maior celeridade no trâmite do processo e estabilidade jurídica ao acidentado.
O advogado de um trabalhador acidentado que precise realizar imediatamente alguma cirurgia ou algum medicamento, por exemplo, pode utilizar a tutela de urgência para pedir que o empregador pague as despesas com o procedimento médico antes da sentença final do processo. Nesse caso, terá que comprovar que a cirurgia ou os medicamentos são realmente necessários e que não é possível aguardar até a sentença final. Também é preciso incluir provas que evidenciem a culpa do empregador.
Trabalho Seguro
O Seminário Acidente de Trabalho: Prevenção e Tutelas de Urgência é uma realização do Programa Trabalho Seguro. Criado pelo TST e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o programa reúne diversas instituições públicas e privadas com o objetivo de formular e de executar ações que contribuam para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.
Outras informações: www.prevencaoetutelas.com.br Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 12ª Região Santa Catarina, 23.07.2013"
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Conceitos e condutas gerais Medicamentos - Preparo e Administração
FUNCIONÁRIO EXCLUSIVO PARA PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO BOA TARDE AMIGOS LISTEIROS, GOSTARIA DE SABER QUAL A EXPERIÊNCIA DE VOCÊS COM FUNCIONÁRIO EXCLUSIVO PARA MEDICAÇÃO. QUAIS OS BENEFÍCIOS DESTA PRÁTICA. ATT. GISELE
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Bom dia, Qual profissional é responsável pela higienização da cama, durante limpeza concorrente de um leito(Técnico enfermagem ou colaborador higiene)? att, Wilson
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Conceitos e condutas gerais Biossegurança - Sinalização
Boa dia a todos, Alguém do grupo tem conhecimento sobre a legislação que rege a sinalização de biossegurança? Precisamos sinalizar o nosso ambiente de trabalho (Banco de Sangue: recepção, ciclo do sangue, laboratório, áreas administrativas etc) estamos com dúvidas quanto as dimensões, cores, quais placas seriam etc. Por gentileza, se tiver alguém que já trabalhou com esse tipo de sinalização, ajudem-nos. Obrigada. Ana Maria
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
MS amplia acesso à vacina contra hepatite B "Ministério da Saúde amplia acesso à vacina contra hepatite B A partir de agora, pessoas com até 49 anos podem receber a vacina gratuitamente em qualquer posto da rede pública. A medida deve beneficiar cerca 150 milhões de brasileiros O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. A medida beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas - 75,6% da população total do Brasil. No ano passado, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos. A vacina é a medida de prevenção
[ + ] Exibir tudo
mais segura e eficaz contra a hepatite B e hepatite D. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira. "Todas as crianças recém-nascidas são vacinadas, mas estamos expandindo a faixa etária a outros grupos visando à eliminação da doença no futuro. Ela é segura, feita com engenharia genética e não tem contraindicação", ressaltou o secretário. A vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B. SOBRE A DOENÇA - As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C. Toda a produção da vacina de hepatite B é feita pelo Instituto Butantan. O laboratório público abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desde 1996. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise. SINTOMAS - Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, foram distribuídos 759,2 mil testes rápidos para triagem de hepatite B. Outros 5,1 milhões de testes convencionais foram realizados no SUS." http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/11865/162/ministerio-da-saude-amplia-acesso-a-vacina-contra-hepatite-b.html Equipe Riscobiologico.org
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
EPI, EPC, Precauções e Isolamentos Equipamentos de Proteção Individual /Barreira - Máscaras / Respiradores
Boa tarde a todos. Gostaria de saber em quais situações a máscara N95 deve ser utilizada no âmbito hospitalar. Além de ser utilizada em isolamento da tisiologia, em quais outros setores ou circunstâncias ela pode ser utilizada?
Desde já agradeço,
Ivan Pessanha TST
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Uso de luva como compressa Prezados, Indenticamos que alguns profissionais tem utilizado luva de procedimento (EPI), para aquecimento de agua no microondas para utilizar como compressa no paciente.Gostaria de saber se essa pratica tem ancontecido nos hospitais em que os colegas trabalham, e se existe outros recusrso para essa pratica seja abolida, uma vez que a NR 06 determina que o EPI deve ser utilizado somente para "Finalidade que ele se destina", ou seja proteção da integridade fisica e saude do funcionário, e não como equipamento/ferramenta de trabalho. Jocimar da Cunha Nascimento Técnico Segurança do Trabalho
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Material bilbiográfico e educativo Material Bibliográfico - Enfermagem / Emergências
Mensagem encaminhada pelo colega Gustavo
"Pesquisa descreve o trabalho do enfermeiro de pronto socorro: Assédio moral e sofrimento psíquico foram as principais queixas dos trabalhadores A pesquisa conduzida pela psicóloga da Fundacentro, Tereza Luiza Ferreira dos Santos, alerta para uma doença silenciosa e subjetiva: o sofrimento psíquico no exercício da profissão.
Em 2008, o Sindicato dos Enfermeiros do estado de SP firmou com a entidade, Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica para levantar quais os problemas de saúde que afetavam enfermeiros de pronto socorro da rede pública e privada.
Um dos principais pontos destacados pelo Sindicato eram as queixas constantes de seus associados, de assédio moral por parte de seus superiores e outras formas de violência ocupacional no desenvolvimento da atividade, além do assédio
[ + ] Exibir tudo
sexual de pacientes.
A metodologia utilizada por Tereza para avaliar esses trabalhadores foi uma abordagem qualitativa, caracterizada pela diversidade de técnicas que tinham como função proporcionar especialmente a compreensão de afetos, sentimentos, vivências, emoções no ambiente de trabalho, identificadas a partir da realização de entrevistas individuais e em grupo, e observação do enfermeiro durante o exercício da atividade realizada em unidades de pronto socorro da cidade de São Paulo.
O ambiente de trabalho
A pesquisa, finalizada em 2012, aponta que o ambiente de trabalho dos enfermeiros se caracteriza pela necessidade de rapidez, normalmente exercida sob pressão e ainda agilidade na tomada de decisões que muitas vezes requer raciocínio rápido.
Trabalhadores desse ramo de atividade também estão expostos a acidentes com instrumentos perfurocortantes, luxações, contaminação biológica, problemas de pele, respiratório, nervoso, neurológico, entre outros.
Além da responsabilidade em lidar com o cotidiano agitado dos pronto-socorros, os trabalhadores da enfermagem enfrentam diferentes demandas associadas aos horários de pico que podem variar de acordo com os meses do ano. A checagem dos equipamentos e materiais usados por esses profissionais também faz parte da responsabilidade e necessitam de orientação e supervisão do enfermeiro.
O ritmo acelerado, a falta de gestão, humilhações, perseguições, agressões verbais e em muitas vezes até físicas, levam o profissional ao isolamento e ao sofrimento mental e físico, que por sua vez se desdobram em sintomas e distúrbios característicos da violência laboral.
Para Tereza Ferreira falta na literatura estudos com este profissional - enfermeiros de pronto socorro - e sua relação com o tema burnout, termo que define o esgotamento físico e mental no trabalho.
A psicóloga defende a implementação de políticas publicas para a atividade do enfermeiro, tais como, estrutura física adequada do pronto socorro, atentar para escalas de plantão, jornada e divisão de trabalho, entre outras.
A pesquisa intitulada "O trabalho do enfermeiro de pronto socorro", sob coordenação e autoria de Tereza Luiza Ferreira dos Santos, encontra-se disponível para download.
A partir de 2014, a pesquisa será tema de livro. Oportunamente, novas informações serão divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social da Fundacentro. Fonte: Fundacentro, por ACS/ A.R., 15.07.2013"
[ Riscobiologico.org - Arquivo enviado pelo colega Gustavo disponível em http://www.fundacentro.gov.br/dominios/ctn/anexos/AcervoDigital/Rel.t%C3%A9cnicoCTN-Tereza-trabalho_enfermeiro.pdf ]
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail
EPI, EPC, Precauções e Isolamentos Equipamentos de Proteção Individual /Barreira - Botas e Luvas
Bom dia a todos, por favor alguém pode me ajudar? Aqui no hospital a rotatividade é muito alta, tem muita admissão e demissão. O que eu faço com essas botas de pvc e luvas de látex/nitrílica/borracha grossa que não estão furadas? Lavar ou jogar no lixo? Não sei o que é pior para o meio ambiente. Se mandar lavar ninguém quer reutilizar. E se for ver o custo, compensa comprar uma nova. Ana
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.