Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Centro Cirúrgico e CME Calçados/Sapatos fechados - Centro Cirúrgico
Bom dia a todos!
Sou Técnico em Segurança do Trabalho da LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER, de Natal/RN e novo aqui na lista. Ocorre que estamos, como todos os estabelecimentos de saúde do país, em fase de adequação às exigências da NR-32 e sentindo dificuldade em um ponto específico, qual seja: sabemos da obrigatoriedade do uso de calçado fechado nas dependências dos hospitais e da peculiaridade que tem um Centro Cirúrgico por ser um setor tido como fechado. A nossa dificuldade reside em encontrar um calçado que esteja de acordo com os padrões exigidos pela nova norma, haja vista os calçados, específicos para este setor e existentes no mercado, serem todos ou em sua imensa maioria abertos na parte traseira,
[ + ] Exibir tudo
o que poderia ser contestado pelo MTE numa fiscalização, com total razão.
Pois bem, estamos à procura de um calçado apropriado e que não venha nos trazer problemas com uma futura fiscalização dos órgãos oficiais. O investimento vai ser relativo e seria frustrante adquirirmos um equipamento que não preenchesse os requisitos exigidos.
Por isso, pergunto: algum dos senhores tem conhecimento de fabricante ou distribuidor com o qual eu possa entrar em contato e adquirir estes calçados? Se não conhecerem, ao menos poderiam dar sugestões, através da experiência de vocês, de como solucionar este impasse?
Muito agradecido desde já,
Holliver Breno Barbosa de Freitas.
Técnico em Segurança do Trabalho.
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Esterilização, desinfecção, antissepsia Higienização/Limpeza Hospitalar - Hipoclorito de Sódio
Alguém sabe onde encontrar manual para limpeza hospitalar com água sanitária e qual a concentração correta para ser usada. Pois minha esposa trabalha em um Hospital da rede Estadual e lá segundo orientação da comissão de controle a infecção o processo esta correto estam passando o produto nos corredores diversas vezes no dia, aguardam somente a mão anterior secar.
As reclamações são muitas, não somente toda a equipe de Enfermagem sofre como os próprios funcionários da limpeza.
As queixas apresentadas são ardência nos olhos e nariz ao respirar, ânsia de vômito e até desmaio.
grato
Ivan
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Resíduos de Serviços de Saúde Resíduos de Serviços de Saúde - SP
Prezados colegas,
Encaminho notícia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo sobre a consulta pública de regulamentação da Política Estadual de Resíduos Sólidos. Agradecemos a colega Sonia da Ambiance pelo envio da informação.
As contribuições para a regulamentação da lei poderão ser feitas até o próximo dia 01/12
As contribuições para a regulamentação da Lei nº 12.300, que estabelece a Política Estadual de Resíduos Sólidos, poderão ser feitas até o próximo dia 1 de dezembro. A iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, responsável pela elaboração da proposta, atende o artigo 65 da lei publicada em 16 de março de 2006 e tem como objetivo abrir espaço para a manifestação da
[ + ] Exibir tudo
sociedade civil, através das entidades e organizações profissionais que têm interesse no tema.
A lei, cuja regulamentação está sendo discutida, cria novas categorias e define critérios mais rígidos, estabelecendo uma série de instrumentos que preenchem brechas dos procedimentos atuais adotados na coleta e destinação final dos resíduos, incluindo o seu transporte, que até agora não tinha fiscalização definida. A Lei Estadual de Resíduos Sólidos procura contemplar também a coleta seletiva e a reciclagem, como instrumentos de redução de resíduos e a conseqüente minimização dos impactos ambientais gerados.
Entre as novidades apresentadas pela Lei nº 12.300, que deve ser regulamentada no prazo máximo de dois anos a contar da data de sua publicação, estão a exigência de planos de gestão para os municípios e dos planos de gerenciamento para o gerador, incluindo os setores industriais, de saúde, portos e aeroportos, entre outros. A regulamentação vai definir como administrar e tratar o resíduo gerado, determinar responsabilidades e atribuições, além de estabelecer critérios para a sua destinação e o tratamento.
É o caso das lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, sobre os quais os usuários ainda não tem clareza da destinação adequada.
A minuta da proposta, elaborada pelo Grupo de Trabalho criado pela Resolução SMA 34, de 14 de agosto de 2006, está disponível para download no site www.ambiente.sp.gov.br . As contribuições devem ser formuladas como emendas aditivas, substitutivas ou modificativas do texto, acompanhadas de justificativa concisa, pelo e-mail politicaresiduosolido@smacprn.sp.gov.br , pelo fax (11) 3032.9473 ou encaminhadas para a Avenida Professor Frederico Hermann Jr. 345, prédio 1/6º andar -Cep. 05459-010.
Maiores informações:
http://www.ambiente.sp.gov.br/avisos/minuta_residuos_solidos.htm
Material bilbiográfico e educativo Material bibliográfico - Pneumoconioses
Pessoal,
alguém sabe informar-me sobre como adquirir o Manual de normas para o controle das pneumoconioses: silicose, pneumoconiose dos trabalhadores de carvão e pneumoconiose por poeiras mistas.
Interessei-me pela obra, tentei contato com a gráfica do Ministério da Saúde ( a reportagem que li atribuía a publicação a ele), mas não tive sucesso.
Desde já agradeço a orientação.
Patrícia Martins
Enfermeira
Minas Gerais
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Ministério da Saúde reforça as recomendações intensificação das ações de vigilância epidemiológica e controle da doença no país.
1. No dia 16/11/06 o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, obteve a confirmação de dois casos de sarampo, em indivíduos das idades de 18 e nove anos, não vacinados, residentes no município de João Dourado, Bahia.
2. O início dos sintomas do primeiro caso ocorreu em 23/10/06, com febre elevada, seguida dois dias depois de tosse, conjuntivite e exantema máculo-papular. A criança foi internada por complicações respiratórias no hospital municipal. A coleta da segunda amostra de sangue e de espécimes clínicos para identificação viral de
[ + ] Exibir tudo
ambos os pacientes foi realizada em 18/11/2006 e os resultados sorológicos confirmam tratar-se de casos de sarampo.
Durante as atividades de investigação epidemiológica e de bloqueio vacinal foram identificados outros 16 casos suspeitos no município de João Dourado, dentre as quais três pessoas que previamente haviam participado de uma excursão ao município de Lençóis/Bahia, local de intenso turismo, localizado na Chapada Diamantina. Não está claro até o momento se houve contato com estrangeiros ou pessoas que apresentassem sinais e sintomas do sarampo durante esta excursão.
3. No dia 9/11/2006 foi notificado à Secretaria Municipal de Lençóis, por um profissional de saúde, um caso suspeito de sarampo em uma criança de um ano de idade, não vacinada. Durante a investigação epidemiológica e o bloqueio vacinal realizado pela equipe local foram identificadas mais três crianças menores de um ano de idade com suspeita de sarampo. A coleta de sangue desses casos foi realizada no mesmo dia, porém a coleta de espécimes clínicos foi realizada somente em 18/11/2006, pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde/BA.
4. A SVS enviou uma equipe técnica para atuar junto com a SES/BA e a SMS de ambos os municípios no esclarecimento completo da situação e para apoiar também as ações de controle.
5. O sarampo é uma doença infecciosa aguda transmissível, cujas complicações principais são as otites e as pneumonias, cuja prevenção é feita por meio da vacinação adequada com a vacina tríplice viral. As crianças são o grupo de maior risco para as complicações e óbitos pela doença. Desde o final dos anos 90 que vem sendo desenvolvida uma política intensiva de erradicação desta doença das Américas, que resultou, até o momento, na eliminação da transmissão autóctone do sarampo neste Continente. O Brasil não registra transmissão autóctone do sarampo desde o ano 2000. No entanto, surtos têm sido periodicamente detectados em vários países do Continente Americano, a partir da re-introdução do vírus por pessoas infectadas oriundas de países de outros continentes.
6. Um caso suspeito de sarampo é definido como a presença de febre e exantema máculo-papular (manchas vermelhas no corpo), acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal prévia. Todo caso suspeito, atendido em serviços de saúde público ou privado, deve ser imediatamente notificado às autoridades de saúde, para que as medidas de bloqueio vacinal e de esclarecimento diagnóstico sejam tomadas de forma oportuna, impedindo que a doença se dissemine entre grupos de pessoas susceptíveis (que nunca tiveram a doença ou que não estão adequadamente vacinados).
7. As notificações do nível estadual ao Ministério da Saúde devem ser feitas por meio do CIEVS/SVS através do telefone 0800 644 6645 ou do e-mail notifica@saude.gov.br.
Brasília, 21 de novembro de 2006.
Fernando Ribeiro de Barros
Coordenador da COVER
José Ricardo Pio Marins
Coordenador Geral de Doenças Transmissíveis
O informe técnico pode ser acessado no endereço:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/sarampo221106.pdf
Equipe Riscobiologico.org
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Legislação e normatizações ANVISA - Consulta Pública / Legislação sanitária x Tatuagem
Tatuagem e maquiagem definitiva terão legislação sanitária
Está em Consulta Pública a proposta de regulamento técnico para o registro de produtos utilizados em tatuagens e maquiagem definitiva. As normas visam à regulamentação da fabricação, importação e comercialização desses produtos.
Pela proposta, que é inovadora na área de produtos para a saúde, todos os produtos usados nesses procedimentos (como pigmentos, agulhas e aparelhos) terão de ser registrados junto à Agência como produtos para a saúde, ficando sujeitos às disposições da resolução RDC nº185/01 (http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=22426&word=) da Anvisa.
Segundo a gerente-substituta de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde da Anvisa, Francielli Melo, a medida objetiva garantir uma ação regulatória para esses produtos, que até o momento não existia. "Produtos que oferecem alto
[ + ] Exibir tudo
risco em sua implantação, como os pigmentos, veículos e solventes utilizados nas tintas, terão a comprovação de sua segurança e eficácia de uso no ato do registro, pelo cumprimento das regras da nova resolução", afirma.
O regulamento irá complementar as ações desenvolvidas pelos centros de vigilância sanitária, que já realizam um trabalho de fiscalização dos estabelecimentos quanto à adequação do ambiente, dos materiais e à utilização de profissionais qualificados.
Críticas ou sugestões à Consulta Pública nº 79 (http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B16642-1-0%5D.PDF) devem ser encaminhadas até o dia 20/12 para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde, SEPN 515, Bloco B, Ed. Ômega, Asa Norte, Brasília, DF, CEP 70.770-502. Também podem ser enviadas pelo fax: (061) 3448-1058 ou e-mail tecnologia.produtos@anvisa.gov.br.
Equipe Riscobiologico.org
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de evento científico - SP
ULTIMAS VAGAS
Ambiance Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais
Gerenciando Resíduos Químicos, Rejeitos Radioativos e Resíduos Infectantes Práticas Ambientais de Gestão Integrada e Destinação para Resíduos
30 nov - 01 de dez de 2006
08h00 - 18h00 - São Paulo
Ambiance Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais realizará na próxima semana um treinamento específico para o setor de Saúde e Meio Ambiente focando sobre a Gestão Integrada (da Geração à Destinação Final) para Resíduos Químicos, Rejeitos Radioativos e Resíduos Infectantes. Os Módulos de Gestão e Destinação tem 16 horas de duração e estão planejados em dois dias sequenciais.
A abertura do primeiro dia de Seminário em conferência magna está a cargo da Gerente de Infra-Estrutura da ANVISA, Arquiteta Regina Barcellos. A equipe ANVISA estará participando com dois
[ + ] Exibir tudo
debatedores: o médico infectologista Luiz Carlos da Fonseca e o Químico André Luiz Sinoti.
A ANVISA também estará apresentando e ensinando a navegar no novo Manual de RSS recém lançado em junho/06.
Pela gestão integrada dos Resíduos Químicos, além dos procedimentos para Rejeitos Radioativos, estará se apresentando a Química Noil Cussiol (CDTN), que também será a Mediadora dos debates.
A importância da participação dos conferencistas convidados é que, além de expertises em resíduos, acompanharam todo processo de mudanças das novas legislações federais RDC 306 ANVISA e do CONAMA 358 durante 2 anos.
A interatividade do evento técnico além das exposições e debates é extensivo à apresentação de casos práticos de gestão - Resíduos Químicos por Adriana Gonçalves (Fleury); de Rejeitos Radioativos por Luiz Malvestiti (ProNuclear) e a gestão de Resíduos Qimioterápicos pelo Dr José Roberto Rezende (HSP).
O segundo dia de Seminário inicia com o importante tema sobre a Responsabilidade Ambiental e o enfoque jurídico da legislação ambiental apresentado por Dr. Fernando Tabet (Mattos Fº).
Na sequencia serão apresentadas as várias tecnologias de destinação para resíduos.
Na Conferência de abertura desse painel; pela Coleta, Transporte e Tratamento de Infectantes por ETD estará se apresentando Iberê Gibin (CAVO).
Para Tratamento desses Resíduos em auto-claves, se apresenta Eduardo Ribeiro (Baumer).
Seguindo as tecnologias para tratamento de Químicos, se apresentam: Fabiano do Vale (Essencis), discorrendo sobre Incineração e Destinação Final em aterro Classe I.
Pelo Co-processamento se apresentará Francisco Chaves da Ecoprocessa do grupo Lafarge.
Os conferencistas convidados do segundo módulo pertencem às empresas destinadoras ambientalmente corretas atuantes no tratamento de resíduos no país.
Após a Destinação, ainda será discutida a logística do Manejo e Transporte para Resíduos Perigosos por Antonio Carlos Soler (Fastex Green).
O objetivo planejado pela Ambiance neste último Seminário de 2006 é dirimir dúvidas, ensinar soluções práticas do dia-à dia nos planos de gerenciamento em implantação ou a implantar.
Gerenciar RESÍDUOS é praticar a gestão integrada, além de seguir um plano de gerenciamento ambiental coadjuvante ao manejo de ponta-a-ponta do processo. Hoje para muitas empresas este procedimento ainda é considerado um grande desafio!
Proceder a gestão e um plano de gerenciamento funcional exigem da organização uma mudança de atitude e postura técnica, além de recursos de equipamentos e infra-estrutura, nem sempre disponíveis, quando não terceirizados.
O gerenciamento deve ser integrado e inventariado, valorizando toda cadeia e a estória do resíduo. Os - resíduos gerados - quando não se efetivam pelo manejo correto podem tornar-se passivos ambientais, que via de regra, não são classificados ou caracterizados.
A Responsabilidade Objetiva faz do gerador eternamente responsável pelo resíduo gerado no seu fluxo completo, ou seja, da geração à destinação final.
A destinação inadequada pode gerar áreas contaminadas muitas vezes de difícil recuperação com grandes prejuízos para todos, inclusive, para o meio ambiente.
Uma responsabilidade ambiental que toda empresa deve ter!
Mais que uma contribuição ao debate...
Mais que uma contribuição à preservação à saúde
e ao meio ambiente...
CENTRAL DE ATENDIMENTO para informações e inscrições:
ÚLTIMAS VAGAS
(11) 5096-2521
(11) 5093-9885 ( telefax )
(11) 5687-7494 ( telefax )
(11) 5524-8572 ( telefax )
saudemeioambiente@terra.com.br
ambianceconsultoria@terra.com.br
ambiance@ambianceconsultoria.com.br
Local e Data
São Paulo - de 30 de novembro à 01 de dezembro de 2006
08h - 18h00
Centro Empresarial do Aço
São Paulo
Amplas facilidades de acesso:
- 15 minutos do AEROPORTO de Congonhas
- Próximo a redes hoteleiras muito confortáveis
- Acesso por metrô - Estação Conceição - bairro Jabaquara
- Conexão com metrô por Estação Rodoviária
- Estacionamento no Local
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
EPI, EPC, Precauções e Isolamentos Óculos de proteção x Protetor facial com viseira
Colegas,
Aqui no hospital nós pretendemos trocar os óculos de segurança da enfermagem (CTI, Hemodiálise, Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento, etc.) pelos protetores faciais com viseira anti embaçante. Alguém já trabalha desta forma? Poderiam nos enviar fornecedores das viseiras?
Gostaria que comentassem sobre o que pensam sobre o assunto.
Atenciosamente,
Henrique de Souza Moreira
Segurança do Trabalho
souza.moreira@hotmail.com
Hospital Evangélico
Tel.: (27) 2121-3713
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Conceitos e condutas gerais Protocolo - Acidentes de trabalho com material biológico
Prezados colegas
Garimpando na Internet por conta do final da minha dissertação encontrei o novo Manual do ministério da saúde em relação à exposição ocupacional a material biológico.
Gostei de algumas coisas como por exemplo os consentimentos para coleta de exames, tanto para o paciente-fonte como em relação ao recebimento de profilaxia para o acidentado. Embora fique mais impessoal, organiza e facilita os serviços onde o atendimento já é tão sobrecarregado.
Fiquei surpresa com a indicação de exame do paciente fonte de Anti-HBc. Aliás consta na nova ficha do SINAN. Alguém já viu, recebeu treinamento para o SINAN net?
Outra foi a existência de uma vacina hiperantigênica. Alguém possui informações maiores sobre ela? No que consta no Manual é recomendada a
[ + ] Exibir tudo
profissionais não respondedores a 6 doses da vacina convencional? Alguém tem a dita cuja disponível para aplicação hoje?
Quem tiver interesse veja os links
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações programáticas Estratégicas. Exposição a materiais biológicos. 76p
disponível em http://portal/web05.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ 06_0441_M.pdf
e a ficha do SINAN está no meio do texto , mas avulsa em www.saude.ba.gov.br/cesat/informacoes/FichasSinan/ ACIDTR_EXBIO_NET.pdf
Aguardo notícias de vocês
Abraços
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Bióloga CRB 18469/01-D
Mestranda em Saúde Coletiva- Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP (agora quase!!!!)
Consultora de Biossegurança em Saúde Cristófoli
Tel-14-3224-1003 14-9771-5273
E-mail lilianadonatelli@uol.com.br
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.