E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de evento científico

Prevenir Infecções preservando o Ambiente

VI Congresso Pan-Americano
X Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar

11 a 15 de setembro de 2006 - Porto Alegre - RS
Centro de Evento da FIERGS

TEMAS PRELIMINARES

Desinfecção e Esterilização
Controle de Infecções em Unidades de Terapia Intensiva E
pidemiologia Hospitalar
Prevenção de Infecções em pacientes especiais
Controle das Infecções Emergentes
Estratégias de controle de infecção na preservação do meio ambiente
Qualidade integrada ao controle de infecções
Prevenção de riscos ocupacionais
Controle da resistência bacteriana

CURSOS PRÉ-CONGRESSO -
DATA DE RALIZAÇÃO:
11/SETEMBRO/2006

2 Turnos
Vigilância Epidemológica das Infecções Hospitalares
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Controle de Infecção em
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 08/03/2006

Ver o debate

Conceitos e condutas gerais
Acidentes de trabalho com material biológico

Repassando.
Cordiais saudações.
Paulo Roberto Rebello

São Paulo, domingo, 05 de março de 2006

Riscos biológicos de acidentes são mal-avaliados
DA REPORTAGEM LOCAL

Um corte ou uma pequena perfuração nas mãos pode passar despercebido como acidente de trabalho. Mas, no setor de saúde, são os pequenos ferimentos que escondem as lesões mais graves. Provocados por manipulação de agulhas, cateteres intravenosos, lâminas e vidrarias e por contato com fluidos corpóreos, ferimentos inofensivos à primeira vista expõem o trabalhador a doenças como hepatite e Aids.
"Muitos profissionais vitimados por lesões na pele não notificam as ocorrências por não acreditarem na possibilidade de contaminação. As reais conseqüências desses casos ainda são desconhecidas, devido à ausência de registros e de programas de acompanhamento", diz Maria Helena
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 08/03/2006

Ver o debate

Legislação e normatizações
Legislação e normatizações - Coleta de hemoculturas

Colegas de Lista,

peço desculpas pelo meu repertório de perguntas polêmicas mas estou retornando de férias e encontrei algumas pendências por resolver.

Pergunto aos colegas:
- Existe algum documento legal, resolução de conselhos e/ou norma de Boas Práticas em Laboratório de Análises Clínicas que informe de quem é a atribuição (categoria profissional) de colher amostra de sangue para hemoculturas?
Pode parecer bobagem mas no Hospital onde trabalho isso está se tornando um problema porque o Chefe de Laboratório, bem como o Gerente Administrativo, ambos Farmacêuticos Bioquímicos, alegam que esta atribuição é do Médico, ou no máximo do Enfermeiro mas nunca do Técnico de Laboratório.
Eu não quis polemizar porque discussões corporativistas não levariam a lugar algum e então decidi procurar algum documento que legitimasse
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 07/03/2006

Ver o debate

Legislação e normatizações
Legislação - Doenças de Notificação Compulsória

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

PORTARIA No- 5, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2006

Inclui doenças na relação nacional de notificação compulsória, define doenças de notificação imediata, relação dos resultados laboratoriais que devem ser notificados pelos Laboratórios de Referência Nacional ou Regional e normas para notificação de casos.

O SECRETÁRIO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 36 do Decreto nº. 4.726, de 9 de junho de 2003 e, considerando o disposto no Art. 4º da Portaria nº. 2.325, de 8 de dezembro de 2003, resolve:

Art. 1º Adotar a Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, constante do Anexo I desta Portaria, incluindo-se a notificação de casos suspeitos ou confirmados de influenza
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 07/03/2006

Ver o debate

Doenças emergentes, alertas sanitários
Alerta ANVISA - Cancelamento de empresas de insumos farmacêuticos

Repassando .
Cordiais saudações.
Paulo Roberto Rebello

Brasília, 3 de março de 2006 - 10h35
Mais de 300 empresas do setor de insumos farmacêuticos têm atividades canceladas

A Anvisa cancelou mais de 50 autorizações de funcionamento (comum e especial) e mais de 250 de exercício de atividades (importar, fabricar, embalar e transportar, por exemplo) de empresas do setor de insumos farmacêuticos, matérias-primas utilizadas na fabricação de medicamentos. O cancelamento, feito por meio das resoluções RE nº 638 e RE nº 639, foi publicado no Diário Oficial da União de 1/3.
A medida é conseqüência da não regularização da situação das empresas junto à Anvisa. Para obter informações mais precisas sobre os estabelecimentos que trabalham com essas matérias-primas, a Agência havia concedido um prazo de
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 06/03/2006

Ver o debate

EPI, EPC, Precauções e Isolamentos
Equipamentos de Proteção Individual - Luvas e Botas

Prezado leitor,
Estou na chefia da Divisão de Enfermagem da SMS do Município de Teresópolis. Estamos em fase de implementar os cuidados à saúde dos trabalhadores e optamos por iniciar na adoção dos equipamentos de proteção individual. Gostaria de saber se existe alguma cor padrão/oficial na utilização, por exemplo de luvas e botas. Caso tenham outros matriais e informações referentes ao assunto e que pudessem compartilhar, nós agradecemos.
No aguardo de um contato.
Obrigada. Viviane
e-mail: vivicfs@uol.com.br
Tel.: 21 97097852

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 03/03/2006

Ver o debate

Esterilização, desinfecção, antissepsia
Esterilização - Testes biológicos

Bom dia à todos.
Necessito todas as informações possíveis quanto a obrigatoriedade, periodicidade e afins, quanto ao TESTE BIOLÓGICO nas cargas para esterilização por autoclave. Assim como, maiores informações quanto aos produtos existentes no mercado e sua eficiência.
Infelizmente, faze-mos parte de um contexto onde ainda precisamos mostrar a obrigatoriedade de algumas ações a serem tomadas para só assim conseguirmos sua efetividade!!!
Att.

Tatiana Rodrigues
Enf.ª do trabalho -DSSMA
Curitiba - Paraná - Brasil
Phone: +55-041- 3317-8538

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 03/03/2006

Ver o debate

Infecção pelo HIV/AIDS
Infecção pelo HIV/AIDS - Testagem pré-operatória

Pergunto aos companheiros de Lista:

É lícito um serviço cirúrgico só realizar cirurgias eletivas mediante a realização e resultado do teste anti-hiv?
Tenho procurado legislação sobre o assunto e não encontro resposta exata para a minha questão.
O Serviço de Ginecologia de um hospital público onde trabalho, não quer realizar nenhuma cirurgia eletiva sem o resultado do teste anti-hiv, alegando que precisa proteger os seus profissionais. Discordo veementemente dessa conduta, uma vez que medidas de biossegurança precisam ser adotadas em quaisquer circunstâncias e não apenas em caso de pacientes soro-positivos. Além disso, na SMS-Rio, o resultado de um teste anti-hiv leva, em média, trinta dias para retornar, após a coleta e envio do material ao laboratório de referência, o que acaba "atravancando" a
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 02/03/2006

Ver o debate

Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos de Serviços de Saúde - Líquidos corpóreos

Boa tarde

Para quem possa me ajudar, gostaria de saber como é conceituado Líquidos Corpóreos na forma livre. O que quer dizer a Forma Livre desses Líquidos Corpóreos?
Item relacionado a RDC306 no grupo A1

Agradeço desde já a ajuda

Rodrigo Moura
Santa Casa de Bragança Paulista-SP

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 02/03/2006

Ver o debate

Assuntos diversos
Educação Médica e Pesquisa no Brasil

Estou repassando para leitura e reflexão.
Cordiais saudações e bom carnava l!!
Paulo Roberto Rebello

Alguma coisa está errada por aqui"
MIGUEL SROUGI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 17 de fevereiro último, tomei posse na Faculdade de Medicina da USP envolvido por sentimentos intensos. O primeiro deles de reconhecimento pela graça. Num país que tem 53 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, eu consegui escapar. Num país onde apenas 10% da população adulta chegou à universidade, eu consegui ser incluído. Num país que agora tem 305 mil médicos e menos de 50 atingem a posição de professor titular na USP, eu fui escolhido. Estava tomado, também, por outro sentimento.
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 01/03/2006

Ver o debate

Anterior | 661 | 662 | 663 | 664 | 665 | 666 | 667 | 668 | 669 | 670 | Próxima
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom