Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Legislação e normatizações Legislação - Periodicidade de troca de equipos
Bom dia!!
Gostaria de saber se existe, no ANVISA, alguma legislação à respeito da periodicidade de troca dos equipos para bomba de infusão de alimentação enteral.
Grata
Ana Maria
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de evento científico - SP
GERENCIANDO RESÍDUOS, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
DAS PRÁTICAS DO PLANO DE GERENCIAMENTO - PGRSS
RDC 306 ANVISA e CONAMA 358
A grande novidade do setor de Saúde e Meio Ambiente acontecerá em São Paulo na próxima semana nos dias 31 de agosto - 01 de setembro.
O Seminário de Resíduos trará Conferencistas convidados, já confirmados, da ANVISA, do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro do CONAMA - da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e do CDTN - Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear.
Será a primeira vez em São Paulo que a ANVISA se apresentará com dois conferencistas simultaneamente, Regina Barcellos e Luiz Carlos da Fonseca.
Pela SEMAD/CONAMA se apresenta José Cláudio Junqueira; pelo Min. do Meio Ambiente Paulo César dos Santos e
[ + ] Exibir tudo
Noil Cussiol (CDTN) será a responsável pela finalização e apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos - PGRSS.
Os "expertises" que participaram da elaboração e revisão das novas legislações federais, que já estão em vigor em todo território nacional, estarão se apresentando em exposições e debates que priorizam a abordagem científica e principalmente prática para gestão dos Resíduos no dia-à-dia das unidades.
Especial para Comissões de Resíduos (CCIH, Hotelaria, SESMT, CND, Farmácia, Laboratório, Hemocentro), para os setores de infraestrutura, além de convocar especialistas dos Setores de Saúde e Meio Ambiente de organizações públicas e privadas.
O programa muito bem elaborado, objetiva em dois dias, abordar as práticas da implantação na gestão dos Resíduos para finalizar com a importante ferramenta de gestão, o Plano de Gerenciamento - PGRSS "o novo Protocolo de Saúde Ambiental", como denominou a Ambiance, exigido pelas legislações atuais.
A Ambiance - Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais que elabora e coordena o treinamento; como já é tradição, traz sua marca diferencial na abordagem do tema, no desenvolvimento do programa conduzido por "expertises" do setor, extremamente capacitados e, pelo pioneirismo de suas ações para Saúde e Meio Ambiente focadas para a gestão dos Resíduos.
A idéia de discutir a prática desses marcos regulatórios antecipadamente ao Plano trará aos participantes a oportunidade de debaterem interativamente as questões de seus próprios Serviços; levantarem suas dúvidas e indicar soluções para seus problemas de segregação, gestão - manejo e destinação final dos Resíduos.
Estarão participando gestores vindos de muitos Estados pertinentes a organizações de saúde e meio ambiente públicas e privadas, demonstrando que a questão da Responsabilidade Ambiental já é um fator importante na visão da preservação dos recursos naturais e na proteção à qualidade de vida das cidades brasileiras.
Esta é a essência deste Seminário e a importante missão da:
Ambiance - Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais Planejamento e Coordenação
Informações e inscrições:
Central de atendimento:
11 5096-2521
11 5093-9885 (telefax)
11 5687-7494
11 5548-5800
11 5524-8572 (telefax)
- 1 dia de RDC 306 ANVISA (08 horas)
- ½ dia de Resolução 358 CONAMA (04 horas)
- ½ dia de Plano - PGRSS (04 horas)
Carga horária: 16 horas
Local: Centro Empresarial do Aço
10 minutos AERO Congonhas
Metrô: Estação Conceição
Hotelaria conveniada
APOIOS INSTITUCIONAIS:
SINDHOSP
FEHOESP
BD
BIOFIX AMBIENTAL
AMBIRECICLE - GESTÃO DE RESÍDUOS PARA SERVIÇOS DE SAÚDE
REVISTA HOSPITAIS BRASIL
REVISTA MEIO AMBIENTE INDUSTRIAL
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Centro Cirúrgico e CME Centro Cirúrgico/CME - Indicadores de qualidade
Bom dia,
Trabalho em CME e preciso de ajuda para achar indicadores de qualidade na área. Utilizamos o de controle de instrumental e nivél de reesterilização com o envolvimento do CC.
Laura - BSB
[ CME - Central de Material Esterilizado ]
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de evento científico - BA
Curso de Gerenciamento Ambiental de
Resíduos de Serviços de Saúde
PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
com a Dra. Célia Wada
26 de agosto de 2005 das 08 às 17 horas
Av. Manoel Dias da Silva, 831, Ed. João Batista de Souza, 1º andar, Pituba-Salvador-BA
Entendendo o PGRSS - PASSO a PASSO
Em conformidade com as resoluções CONAMA/ANVISA
RDC 306 / CONAMA 358
Justificativa
Em virtude da urgente questão ambiental para o setor saúde (implantação obrigatória - PGRSS - RDC 306 ANVISA/CONAMA 358), e da necessidade de uma orientação técnica e legal especializada, estamos realizando este curso de introdução as principais ferramentas de gestão ambiental para o setor saúde.
Objetivos
Introduzir conceitos técnico e legais sobre a gestão ambiental na
[ + ] Exibir tudo
saúde, de forma simples e direcionada com ênfase no gerenciamento de resíduos de saúde em conformidade as resoluções CONAMA/ANVISA.
Resultados
Ao final do curso os participantes terão condições de entender, montar e supervisionar os trabalhos relativos ao plano e implantar ferramentas de gestão ambiental com maior criticidade e lógica, e em conformidade com as normas e resoluções ambientais obrigatórias, bem como conhecer as normas relativas aos resíduos.
Publico Alvo
Profissionais da área da saúde animal ou humana, profissionais que atuam nos segmentos da Qualidade, Projetos, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Proprietários, Autônomos, Consultores e Assessores ligados á área da saúde. Entidades Representativas e demais interessados nesta temática.
Metodologia
Aula expositiva, exercício direcionado em grupo.
Docente
Celia Wada - Farmacêutica, bioquímica (USP) com especialização em Análises Clínicas (SNPC), Energia Nuclear (CNEN), Ecologia (OSEC) com publicação de artigos técnicos em portais, revistas especializadas técnico-científicas de saúde e meio ambiente. Diretora Executiva da A1 Consultores Associados, Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio de São Paulo e do Comitê do Meio Ambiente da Câmara de Comércio da China, Coordenadora da AMBIFAR -Grupos de Estudos Ambientais da União Farmacêutica de São Paulo, Presidente da Comissão de Proteção Ambiental do Rotary Club Aeroporto, Memnbro Fundador e Cordenadora Ambiental da ABMAE - Academia Brasileira de Medicina Anti Envelhecimento, entre outras participações.
Informações e Inscrições: (71) 3276-2517 - prevencaoeventos@uol.com.br
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Material bilbiográfico e educativo Material bibliográfico - Casos Clínicos
Olá, boa tarde!!!!
Estou fazendo Pós-Graduação em Análises Clínicas e escolhi como Tema da minha Monografia - Biossegrança, pois gosto muito desta área. Porém, a sugestão do nosso professor colaborador foi que fizessemos 10 casos clínicos relacionados com o tema escolhido - casos em base cientifica, de preferencia revista Scielo, etc. Tentei varias palavras chaves como Acidente de trabalho, riscos ocupacionais, etc... porém nao consegui nada. Alguem pode me ajudar????
Águeda
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail
Esterilização, desinfecção, antissepsia Processamento de artigos - Atendimento pré-hospitalar
COLEGAS DO RB,
Vamos começar aqui uma discussão acerca do PROCESSAMENTO DE ARTIGOS em unidades de emergência do tipo Pré-Hospitalar. Se alguém tiver experiência relaiconada, tipo SAMU ou BOMBEIROS, procedimento com o material utilizado após o uso, acondicionamento e o que fazer com alguns materiais específicos. Vamos dispensar comentários do tipo orientações que já estão disponíveis em material do Ministério e de autoridades que escrevem acerca do assunto. Digo, vamos discorrer experiência, tipo "no meu serviço montamos uma CME que funciona assim...", "com o oxímetro faço isso, com o laringo faço aquilo...". E assim teremos um crescimento na organização deste serviço.
Grato,
Elisângelo Silva
ENFERMEIRO - Gyn.
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Infecção pelo HIV/AIDS HIV/AIDS – Teste admissional
boa tarde colegas de lista,
Gostaria de saber se existe base Legal para fazer solicitar teste de HIV em exames admissionais ( em instituições de saúde, hospitais).
Estou com dúvidas quanto a realização deste teste, pois se faço posso estar invadindo a privacidade desta pessoa, mas por outro lado estou evitando colocar uma pessoa em um ambiente de risco para sua saúde. Vocês podem me ajudar? Gostaria de ter uma base lagal para me amparar.
Abraços a todos
Valter
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Material bilbiográfico e educativo Material bibliográfico - Resíduos de Serviços de Saúde
Trabalhadores de saúde e o meio ambiente: Ação educativa do enfermeiro na conscientização para gerenciamento e resíduos
Autor: Takayanagui, Angela Maria Magosso
O presente trabalho aborda a questão dos resíduos de serviços (RSS), que representa um dos grandes problemas decorrentes da relação homem-meio ambiente. A partir do levantamento da situação dos RSS e da necessidade de orientação de sessenta e sete serviços de saúde de Ribeirão Preto, incluindo 100% dos hospitais e 30% de farmácias, laboratórios, ambulatórios e clínicas veterinárias que faziam parte da Coleta Especial e Incineração implantados, realizou-se um trabalho educativo com cento e vinte e sete trabalhadores de saúde, visando torná-los agentes multiplicadores do curso, em seus locais de trabalho. Para isso, foi utilizado o método de educação conscientizadora,
[ + ] Exibir tudo
visando facilitar aos trabalhadores de saúde adquirirem uma consciência ecológica crítica, capaz de tornálos agentes de mudança, interferindo positivamente nas questões específicas dos RSS. Dois meses após o curso, procedeu-se a uma avaliação final, onde puderam ser constatadas algumas mudanças nos serviços, a partir da conscientização de seus trabalhadores que, de um modo geral, passaram as informações obtidas no curso para seus colegas de trabalho. Concluiu-se que é imprescindível a criação de um sistema de educação continuada nos serviços de saúde de Ribeirão Preto, bem como um re-planejamento de suas instalações, visando melhor adaptação ao sistema de gerenciamento de RSS da cidade, considerado inadequado em 69,2% dos hospitais e em 100% dos ambulatórios. Como conclusão final, o trabalho também permitiu verificar as possibilidades e os limites da ação educativa do Enfermeiro, no campo da Educação Ambiental. Dentre as recomendações feitas, há a necessidade de que todos os serviços de saúde façam parte, imediatamente, do programa de Coleta Especial e Incineração de resíduos da cidade, o que foi constatado em cerca de apenas um terço deles. É preciso, também, que os órgãos públicos locais de controle e fiscalização dos serviços de saúde se reorganizem entre si e integrados com a Universidade, para uma 157 atuação mais efetiva sobre esses estabelecimentos, em relação ao gerenciamento dos RSS, destacando-se, assim, a contribuição da Universidade, não apenas para com o ensino e pesquisa, mas também estendendo seus conhecimentos à sociedade.
Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/ 83/83131/tde-29072005-093924/
Nestor - Rio de Janeiro
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.