Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Sistemas de vigilância e números em geral Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde
Recebi o informe e repasso p/ aos colegas da lista.
Um abraço.
Kátia Costa
Enfa. CCIH / RJ
Brasília, 22 de julho de 2005 - 17h40
Lançado projeto para prevenir resistência aos antibióticos
A resistência microbiana aos antibióticos vem aumentando rapidamente em todo o mundo, e, em particular, no ambiente hospitalar. Para mudar esse quadro, a Anvisa, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e com a Coordenação-Geral de Laboratórios em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGLAB/SVS/MS), está implantando a Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde - Rede RM.
O uso indiscriminado e equivocado de antibióticos facilita o surgimento de bactérias e outros microrganismos cada vez mais resistentes, reduzindo a eficácia dos medicamentos.
[ + ] Exibir tudo
Internações mais longas, o uso de antibióticos mais caros e mais tóxicos são algumas das conseqüências do uso inadequado dessas drogas, o que, além de dificultar e encarecer os tratamentos, pode até impossibilitá-los.
Para combater e controlar essa resistência, é preciso mapear o perfil de sensibilidade dos organismos que atingem hospitais e população, ou seja, analisar o efeito do medicamento sobre esses microrganismos. No Brasil, os dados microbiológicos estudados e publicados até o momento são incipientes.
A formação da Rede RM objetiva preencher essa lacuna. A princípio, irá englobar os hospitais-sentinela (hospitais de alta complexidade) e os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) - a rede piloto, com ações integradas e sistematizadas, método padronizado, controle de qualidade, análise e divulgação de dados.
Etapas do Projeto
O projeto é dividido em quatro etapas. A primeira consiste na capacitação de profissionais dos laboratórios de microbiologia da rede piloto; a segunda no desenvolvimento e implementação do programa periódico de controle de qualidade laboratorial, com padronização do controle interno e externo e avaliação periódica de desempenho; a terceira etapa marca o início de funcionamento da rede piloto de referência laboratorial nacional e regional para o diagnóstico e monitoramento de resistência microbiana em serviços de saúde.
A última etapa, por sua vez, não representa o término do projeto, mas o transforma em uma atividade sistemática, pois envolve a ampliação constante da rede piloto e a retroalimentação permanente de informações para os serviços de saúde e a população, com integração à Rede Internacional de Resistência Microbiana da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em todas as etapas, a Rede RM será subsidiada pelo Comitê Técnico Assessor para Uso Racional de Antimicrobiano e Resistência Microbiana - Curarem, instituído no último dia 6 de julho, com caráter consultivo. O comitê deve assessorar a Anvisa e o Ministério da Saúde no estabelecimento de diretrizes e definições de estratégias de atuação para a vigilância, a prevenção e controle da disseminação da resistência microbiana, comunitária e hospitalar, bem como no acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas.
Manual do CLSI
Outra novidade do projeto é a adoção da padronização internacional dos exames microbiológicos pelos critérios do Clinical and Laboratory Standards Institute - CLSI (antigo NCCLS). A Anvisa comprou os direitos autorais, na Língua Portuguesa, do manual do CLSI e suas atualizações, por cinco anos. Esse manual de padronização do instituto norte-americano é dividido em cinco módulos e mensura a sensibilidade de agentes (bactérias e microrganismos em geral) a diversos antimicrobianos.
O acesso gratuito ao manual diminui o custo laboratorial e possibilita resultados muito mais precisos, pois padroniza as técnicas de pesquisa e análise. Os profissionais interessados poderão ter acesso ao CLSI, em português, na página oficial da Agência, na seção específica Serviços de Saúde, link Manuais.
Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para a Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), por e-mail (gipea@anvisa.gov.br) ou pelo telefone (61) 3448-1044.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de evento científico - SP
GERENCIANDO RESÍDUOS, SAÚDE E MEIO AMBIENTE.
DAS PRÁTICAS DO PLANO DE GERENCIAMENTO
RDC 306 ANVISA - CONAMA 358
Muitas questões, dúvidas e problemas se estabeleceram na implantação dos Planos e no novo sistema de gestão dos resíduos
O Balanço dos Resíduos mudou o sistema de gerenciamento e fez do Plano - PGRSS, a mais nova ferramenta de gestão, ou o Protocolo de Saúde Ambiental
Adaptações de estruturas, de arquitetura, de engenharia, de pessoal qualificado, novos treinamentos, novos equipamentos e aplicação de técnicas desde a segregação até o abrigo foram introduzidas ou, estão em implantação
Muitos estabelecimentos estão iniciando seus Planos, ou implantando. Outros nem começaram...
Uma Abordagem Científica da Prática e Implantação dos Novos Marcos Regulatórios (em vigor)
A Comissão de Especialistas convidados da ANVISA, Ministério do Meio Ambiente,
[ + ] Exibir tudo
do Órgão Ambiental (SEMAD) e do CDTN, "expertises" do setor e técnicos, que vivenciaram nos últimos dois anos a elaboração e revisão desses marcos regulatórios de Saúde e Meio Ambiente,
em São Paulo nos dias 31 de agosto e 1º de setembro 2005
vem expor e debater sob uma visão científica e essencialmente prática, a aplicação dessas Legislações e o - Plano de Gerenciamento - PGRSS para aparar arestas, resolver questões e problemas e indicar soluções.
Centrada especialmente aos Gestores e Administradores de Serviços de Saúde em geral, membros de CGRSS, CCIH, Higiene, Hotelaria, SESMTs, Especialistas de Saúde e Meio Ambiente, Gestores de Qualidade, Saúde e Meio Ambiente (SMS, QSMS) de Indústrias e Empresas e de Organizações de diversos segmentos.
Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Biólogos, Químicos, Bioquímicos, Biomédicos, Farmacêuticos, Sanitaristas, Administradores, Engenheiros, Técnicos, Professores e profissionais do setor.
O objetivo principal do Seminário é discutir os procedimentos do Manejo dos Resíduos utilizando a ferramenta de gestão "Plano de Gerenciamento - o novo protocolo de Saúde Ambiental", em amplitude suficiente, que envolva o fluxo completo dos resíduos da geração à destinação.
Dar a devida importância e uma extensão maior à questão ambiental e da responsabilidade do gerador na cadeia solidária no manejo dos resíduos, que se estabelece não só intra-unidade entre prestadores de serviços ou entre terceirizados que circundam os estabelecimentos.
Analisar a responsabilidade solidária com os vários setores de coleta, de transporte e de destinação que se estabelece na cadeia dos resíduos.
Em síntese, ter uma visão real da saúde ambiental e o meio ambiente para potencializar o tripé:
da manutenção da saúde pública,
da qualidade de vida e da preservação
dos recursos naturais para o meio ambiente.
Esta é a essência deste Seminário e a importante missão da:
AMBIANCE - Consultoria em Saúde & Meio Ambiente Planejamento e Coordenação
Informações e inscrições:
Central de atendimento:
11 5096-2521
11 5093-9885 (telefax)
11 5687-7494
11 5548-5800
11 5524-8572 (telefax)
VAGAS LIMITADAS
APOIOS INSTITUCIONAIS:
SINDHOSP
FEHOESP
BD
AMBIRECICLE
BIOFIX AMBIENTAL
REVISTA MEIO AMBIENTE INDUSTRIAL
Treinamento:
- 1 dia de RDC 306 ANVISA
(08 horas)
- ½ dia de Resolução 358 CONAMA (04 horas)
- ½ dia de Plano - PGRSS (04 horas)
Carga horária: 16 horas
Comissão de Especialistas:
Luiz Carlos da Fonseca e Silva - ANVISA
Regina Gonçalves Barcellos - ANVISA
José Cláudio Junqueira Ribeiro - SEMAD/ Conselheiro
CONAMA Maria Gricia L. Grossi - Ministério do Meio Ambiente Noil Amorim de Menezes Cussiol - CDTN
Programa - Seminário Gerenciamento
31 de agosto - Trabalhos do 1º dia
8h-9h00 - Recepção, Credenciamento e Café de Boas Vindas
9h00-9h30 Conceituando a questão de Saúde e Meio Ambiente sob a interface dos novos Marcos Regulatórios de Saúde e Meio Ambiente
9h30-12h00 RDC 306 ANVISA
Exposição e Debates ANVISA
Implantação e Aplicação
Arquiteta Regina Gonçalves Barcelos
Dr Luiz Carlos da Fonseca e Silva
12h00-14h00 Intervalo para Almoço
14h00- 18h00 RDC 306 ANVISA
Exposição e Debates ANVISA
Arquiteta Regina Gonçalves Barcelos
Dr Luiz Carlos da Fonseca e Silva
1º de setembro - Trabalhos do 2º dia
8h00-9h00 - Recepção e Café de Boas Vindas
9h00-9h30 Abertura - Reflexão sobre Conceitos e Práticas.
Os Novos Paradigmas das Legislações de Saúde e Meio Ambiente
09h30-12h00 Resolução CONAMA 358
Exposição e Debates
Implantação e aplicação
Ministério do Meio Ambiente
Química Maria Gricia L. Grossi
Sec. de Estado do Meio Ambiente (SEMAD)
Eng. José Cláudio Junqueira Ribeiro
12h00-14h00 - Almoço
14h00 - 17h30 - O PLANO DE GERENCIAMENTO sob a harmonização das novas legislações Implantação, Gestão, Monitoramento para melhoria contínia
Química e Sanitarista - Noil Amorim de Menezes Cussiol
17h30 - 18h00 - Conclusões finais e Encerramento dos trabalhos
Local e Data:
São Paulo - De 31 de agosto à 01 de setembro de 2005 8h00 - 18h00 Centro Empresarial do Aço Centro de Convenções Av. do Café, 277 - Jabaquara - SP
(Acesso: Viaduto Jabaquara = Av dos Bandeirantes) Acesso de metrô - Estação Conceição Conexão com estação Rodoviária 10 minutos do AERO de Congonhas
Serviços e Empresas que participam:
- Hospitais Públicos, Privados, Filantrópicos
- Controle de Infecção, Higiene, Hotelaria, Administração Hospitalar
- CGRSS - Comissões de Gerenciamento RSS
- Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMTs
- Home-care(s), Clínicas, Ambulatórios Médicos e Odontológicos
- Centros de Medicina Diagnóstica, Laboratórios de análises clínicas e de anatomia patológica; Vacinas
- Serviços: atendimento Radiológico, Radioterapia e Medicina Nuclear
- Serviços: tratamento Quimioterápicos
- Serviços: Hemoterapia e produção Hemoderivados
- Serviços: Medicina Legal e setores correlatos
- Serviços de Infra-estrutura em Saúde: alimentação, copa, limpeza, lavanderia, manutenção (intra e terceirizados)
- Indústrias, Farmacêuticas e Bioquímicas, incluindo Distribuidores
- Indústrias Químicas
- Indústrias Farmo-químicas
- Drogarias e Farmácias e de Manipulação
- Indústrias e Serviços de Pesquisa em Saúde
- Serviços de Saúde Animal
- Empresas de Coleta de Resíduos
- Empresa de Tratamento, Destinação e Disposição Final de Resíduos
- Empresas de Tratamento de Efluentes
- Universidades do setor de Saúde e Meio Ambiente
- Organizações Públicas e Governamentais das esferas: federal, estadual e municipal da área de Saúde e Meio Ambiente
( Prefeituras, Secretarias, Agências Nacionais)
Considerações Finais:
"Responsável pela criação do Projeto Saúde Ambiental, a Ambiance - Consultoria em Saúde & Meio Ambiente favoreceu, ao longo de 2004-2005, ações pioneiras na área da saúde ambiental e de meio ambiente com o objetivo de preparar tecnicamente os profissionais que atuam na gestão de resíduos.
O projeto de Saúde Ambiental é diferencial pelas ações dinâmicas que desenvolve e a capacitação gerencial que atinge. Iniciado em 26 de outubro de 2004, conceitua módulos diferentes e crescentes de treinamento para gestores e administradores de Resíduos dos Serviços de Saúde e para técnicos e especialistas de Qualidade e do Setor de Medicina e Saúde - QSMS e Serviços de Segurança do Trabalho - SESMT de Indústrias de vários segmentos e Organizações Públicas e Privadas." (RIMAI)
AMBIANCE Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais
11 5096-2521
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail
Doenças emergentes, alertas sanitários Portaria - Doença de Creutzfeldt-Jakob
Encaminho mensagem aos amigos listeiros.
Mensagem enviada pelo colega Roberto Fiszman
Caros amigos,
Como membro do comitê de prions do Ministério da Saúde tenho a satisfação de divulgar, em anexo, a portaria de Nº 33 de 14/07/2005, que inclui a Doença de Creutzfeldt-Jakob entre as Doenças de Notificação Compulsória no Brasil.
Esta medida, há muito defendida por mim, contribuirá, certamente, para o maior conhecimento e controle das enfermidades priônicas no nosso meio.
Todos os casos confirmados ou suspeitos deverão, portanto, ser notificados.
Solicito divulgar a notícia entre os colegas das suas respectivas listas de e-mail.
Cordialmente,
Dr. Abelardo de Queiroz-Campos Araújo
Pesquisador Titular - FIOCRUZ
Coordenador - Centro de Referência em Neuroinfecções - IPEC - FIOCRUZ
Av. Brasil, 4365, Manguinhos
Rio de Janeiro,
[ + ] Exibir tudo
RJ, Brasil.
PORTARIA No- 33, DE 14 DE JULHO DE 2005
Inclui doenças à relação de notificação compulsória, define agravos de notificação imediata e a relação dos resultados laboratoriais que devem ser notificados pelos Laboratórios de Referência Nacional ou Regional.
O SECRETÁRIO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 36 do Decreto no- . 4.726, de 9 de junho de 2003 e, considerando o disposto no Art. 4o- da Portaria no-. 2.325, de 8 de dezembro de 2003, resolve:
Art. 1o- Incluir à Lista Nacional de Agravos de Notificação Compulsória, os casos suspeitos ou confirmados de Doença de Creutzfeldt-Jacob; Sífilis em Gestante; Síndrome Febril Íctero-hemorrágica Aguda; e Eventos Adversos Pós-Vacinação, conforme disposto no Anexo I desta Portaria.
Parágrafo único. A ocorrência de agravo inusitado à saúde, independentemente de constar da Lista Nacional de Agravos de Notificação Compulsória, deverá também ser notificado imediatamente ás autoridades sanitárias mencionadas no caput deste artigo.
Art. 2o- As doenças e agravos relacionados no Anexo II desta Portaria, para todo território nacional, devem ser notificados de forma imediata às Secretarias Estaduais de Saúde, e estas deverão informar imediatamente à SVS/MS, por meio de:
I. correio eletrônico notifica@saude.gov.br; ou
II. por telefone: 061 33153659 ou fax: 061 33153658, da Gerência Técnica de Doenças Emergentes e Reemergentes - GTDER/CGDT/DEVEP/MS, sem prejuízo do registro das notificações pelos procedimentos rotineiros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN.
Art. 3o- Os profissionais de saúde no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e ensino, em conformidade com a Lei no- . 6259 de 30 de outubro de 1975, são obrigados a comunicar aos gestores do Sistema Único de Saúde - SUS a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados das doenças relacionadas no Anexo I desta Portaria.
Parágrafo único. O não cumprimento desta obrigatoriedade será comunicado aos conselhos de entidades de Classe e ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas punitivas cabíveis.
Art. 4o- . Os resultados dos exames laboratoriais das doenças relacionadas no Anexo III desta Portaria, devem ser notificados pelos laboratórios de referência nacional, regional e laboratórios centrais de saúde pública de cada Unidade Federada, concomitantemente às Secretarias Estaduais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e a SVS/MS, por meio da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Publica - CGLAB/DEVEP/SVS.
Art. 5.o- A definição de caso para cada doença relacionada no Anexo I desta Portaria, deve obedecer à padronização definida pela SVS/MS.
Art. 6o- Aos gestores municipais e estaduais do SUS é vedada a exclusão de doenças e agravos componentes do elenco nacional de doenças de notificação compulsória.
Art. 7o- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JARBAS BARBOSA DA SILVA JÚNIOR
ANEXO I
Lista Nacional de Agravos de Notificação Compulsória
I. Botulismo
II. Carbúnculo ou "Antraz"
III. Cólera
IV. Coqueluche
V. Dengue
VI. Difteria
VII. Doença de Creutzfeldt-Jacob
VIII. Doenças de Chagas (casos agudos)
IX. Doenças Meningocócica e outras Meningites
X.Esquistossomose (em área não endêmica)
XI. Eventos Adversos Pós-Vacinação
XII.Febre Amarela
XIII. Febre do Nilo Ocidental
XIV. Febre Maculosa
XV. Febre Tifóide
XVI. Hanseníase
XVII. Hantaviroses
XVIII. Hepatites Virais
XIX. Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana - HIV em gestantes e crianças expostas ao risco de transmissão vertical
XX. Leishmaniose Tegumentar Americana
XXI. Leishmaniose Visceral
XXII.Leptospirose
XXIII. Malária
XXIV. Meningite por Haemophilus influenzae
XXV. Peste
XXVI.Poliomielite
XXVII.Paralisia Flácida Aguda
XXVIII.Raiva Humana
XXIX.Rubéola
XXX.Síndrome da Rubéola Congênita
XXXI. Sarampo
XXXII. Sífilis Congênita
XXXIII. Sífilis em gestante
XXXIV. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS
XXXV. Síndrome Febril Íctero-hemorrágica Aguda
XXXVI. Síndrome Respiratória Aguda Grave
XXXVII. Tétano
XXXVIII. Tularemia
XXXIX. Tuberculose
XL. Varíola
ANEXO II
Agravos de notificação imediata via fax, telefone ou e-mail, além da digitação e transferência imediata, por meio magnético, através do SINAN
I. Caso suspeito de:
a) Botulismo
b) Carbúnculo ou Antraz
c) Cólera
d) Febre Amarela
e) Febre do Nilo Ocidental
f) Hantavirose
g) Peste
h) Raiva Humana
i) Síndrome Febril Íctero-hemorrágica Aguda
j) Síndrome Respiratória Aguda Grave
k) Varíola
l) Tularemia
II. Caso confirmado de:
a) Poliomielite
b) Sarampo
c) Tétano Neonatal
III. Surto ou agregação de casos ou agregação de óbitos por:
a) Agravos Inusitados
b) Difteria
c) Doença de Chagas Aguda
d) Doença Meningocócica
e) Influenza Humana
ANEXO III
Resultados laboratoriais que devem ser notificados pelos Laboratórios de Referência Nacional ou Regional
I. Resultado de amostra individual por:
a) Botulismo
b) Carbúnculo ou "Antraz"
c) Cólera
d) Febre Amarela
e) Febre do Nilo Ocidental
f) Hantavirose
g) Influenza Humana
h) Poliomielite
i) Peste
j) Raiva Humana
k) Síndrome Respiratória Aguda Grave
l) Varíola
m) Tularemia
n) Sarampo
II. Resultado de amostras procedentes de investigação de surtos:
a) Agravos Inusitados
b) Doença de Chagas Aguda
c) Difteria
d) Doença Meningocócica
e) Influenza Humana
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail
Assuntos diversos Glutaraldeído - Normas de Segurança
Bom dia a todos!
Os funcionários utilizam mascara PFF2 e óculos de segurança para a desinfecção de materiais com glutaraldeido a 2%.
Porém realizamos um teste com uma viseira Medical Shield, e foi aprovado, porém o mesmo não possui CA.
A pergunta é :
A utilização desse tipo de mascara está correto?
Posso substituir a mascara+óculos pela viseira?
Quanto tempo o funcionário pode utilizar essa mascara PFF2?
Grato
Leandro
SESMT - Segurança do Trabalho - RH
Hospital Santa Virginia
seg.trabalho@hsv.org.br
tel.: 6099-3435
Fax.: 6099-3180
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de evento científico
Prezados amigos
Conforme avisamos, estamos repassando neste final se semana vários cursos que julgamos de interesse e necessidade a todos.
este é mais um deles
abraços
Célia Wada
1º CONGRESSO BRASILEIRO DE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS
P R O G R A M A Ç Ã O P R E L I M I N A R
1º DIA - 04/08
7h30 - 8h30
Recepção dos Participantes
8h30 - 8h40
Abertura do Evento
Julio Tocalino Neto - Diretor Executivo da revista Meio Ambiente Industrial e da FIMAI (Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial)
Fernando Altino - Vice-diretor do Instituto de Química da UERJ e consultor da Interação Ambiental
8h30 - 10h30
Mesa Redonda: A Atuação das Agências Ambientais nas Situações de Emergência
Moderador:
Fernando Tabet -
[ + ] Exibir tudo
advogado responsável pelo Setor Ambiental do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Comércio França-Brasil; representante brasileiro na RIELA - Rede Interamericana de Especialistas em Legislação Ambiental.
Debatedores:
Dr.Edson Haddad - Trabalha na CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental desde 1983, tendo sempre atuado na área de prevenção, preparação e resposta a acidentes ambientais com substâncias químicas. A partir de 2000 passou a gerenciar o Setor de Operações de Emergência da CETESB.
Mauro Gomes de Moura - Químico - Formado pela Pontifícia Universidade Católica -1978. Atuou na vigilância sanitária do Estado, área de saneamento ambiental, período 1979/1981. assessoria nos anos 80 ao Ministério da Saúde, nos Programas de Vigilância da Qualidade para Consumo Humano. Exerce sua atividade desde 1981 no Órgão Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, tendo exercido as chefias da Divisão de Vigilância Ambiental, Serviço de Emergência Ambiental, Departamento de Qualidade Ambiental e atualmente Diretor Técnico da instituição. Recebeu condecoração por relevantes serviços prestados à Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
10h30 - 10h50
Intervalo
10h50 - 12h30
Painel: Emergências Ambientais - Aspectos Jurídicos e de Comunicação
Mauricio Taam - Engenheiro de formação, com pós graduação em Planejamento de Sistemas e também em Engenharia Econômica, Gerência Ambiental pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, vêm trabalhando na área ambiental já fazem 15 anos, tendo experiência acumulada na condução de diversos projetos ambientais e na gerência de processos de licenciamento de projetos do setor energético, tendo atuado inclusive por diversos anos como Gerente da Área Ambiental de Furnas Centrais Elétricas. Na ANP, desempenhando a função de Especialista de Meio Ambiente, tendo participado da concepção e da redação da Resolução CONAMA 273/00 sobre licenciamento de postos de revenda de derivados de petróleo e armazenamento de combustíveis, e também da recente Resolução CONAMA 293/01 que dispõe sobre requisitos mínimos para Plano de Emergência Individual de Instalações da indústria do petróleo e das instalações portuárias. Sendo também representante da ANP junto ao MMA para a definição e implantação do Plano Nacional de Contingência para incidentes de poluição por óleo, e também é o representante da ANP junto ao Conselho Nacional de Política Energética - CNPE no Grupo de Meio Ambiente.
Fernando Altino - IQ/UERJ; Interação Ambiental - Engenheiro Químico formado pela UERJ em 1987 e mestre em Gestão Ambiental da Produção pela COPPE-UFRJ (2001). Atualmente, é doutorando na mesma instituição (COPPE-UFRJ) desenvolvendo uma tese na área de comunicação ambiental. Efetiva experiência na indústria química - 17 anos na Bayer S.A - tendo atuado na produção Farmoquímica, Química e, principalmente, na área ambiental. Vice Diretor do Instituto de Química da UERJ, no qual é professor desde 1992. Atua diretamente com Meio Ambiente desde 1995 já tendo realizado diversos trabalhos de consultoria para dezenas de grandes empresas, especialmente do ramo industrial.
12h30 - 14h00
Almoço
14h00 - 15h40
Painel: Acidentes com Produtos Perigosos nas Rodovias Brasileiras
Dra. Glória Benazzi - Engenheira Química formada em 1975 pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora da comissão de Transporte Terrestre Produtos Perigosos da Associação Brasileira de Normas técnicas - ABNT desde 1981.Superintendente do Comitê Brasileiro de Transporte e Tráfego-CB-16 da ABNT desde 1998. Membro do Conselho Deliberativo da ABNT (representando o Conselho Técnico - 2000/2001 e 2003/2004). Assessora Técnica do SINCOQUIM/ASSOCIQUIM desde 1999.Assessora Técnica da NTC desde 2002.
Dra.Ângela Parente - Coordenadora geral de meio ambiente DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes / Ministério dos transportes).
15h40 - 16h00
Intervalo
16h00 - 18h00
Experiências de Sucesso
Braskem
Copesul: Sepé Tiaraju Fernandes dos Santos - atua como coordenador técnico de meio ambiente da COPESUL. Responsável pelo planejamento, coordenação e/ou execução das atividades de monitoramento e controle ambiental na COPESUL, como: rotinas de amostragens das águas superficiais e subterrâneas na área do Pólo Petroquímico; rotinas de amostragens da qualidade do ar; rotinas de amostragens das chaminés das fontes fixas da COPESUL; coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólido comuns (Classe II); pesquisa para a destinação adequada de resíduos sólidos industrias especiais (Classe I e II); acompanhamento qualitativo/quantitativo dos eflutentes líquidos gerados pela COPESUL, indicando correções necessárias; análise e interpretação dos resultados obtidos nos monitoramentos implantados, sugerindo correções/ações necessárias; apresentação ao órgão ambiental (FEPAM) dos resultados dos automonitoramentos constantes nas licenças de operação; auditorias de Segurança, Saúde e Meio Ambiente; identificação, análise e controle de aspectos e impactos ambientais e legislação aplicada ao sistema de gestão ambiental em acordo à ISO-14001; especificação de equipamentos para a melhoria dos resultados dos automonitoramentos; atendimento de acidentes externos, principalmente rodoviários; contato oficial com os técnicos da FEPAM.
Dr. Ricardo Serpa - Diretor Executivo do Itsemap do Brasil; Químico, possuí diversos cursos de especialização nas áreas de Análises de Riscos, Transporte de Produtos Perigosos, Planos de Contingência, Defesa Civil e Gerenciamento de Desastres; ex-gerente do Setor de Operações de Emergências pela Divisão de Tecnologia de Riscos Ambientais da Cetesb; Coordenou, entre 1990 e 2000, o Centro Colaborador em Preparação de Emergência para Casos de Desastres, do Programa de Emergências para Desastres (PED), da OMS - Organização Mundial da Saúde.
12h30 - 14h00
Almoço
14h00 - 15h45
Painel: Acidentes Ambientais Causados por Derramamento de Produtos em Corpos Hídricos
Dr. Chen Li Cheng - Diretor de projetos e serviços da ECOSORB
Henrique S. Lage Neto - Diretor da ALS Engenharia Ambiental e de Risco; Engenheiro Químico; Diversos cursos na área de Segurança, Saúde e Proteção Ambiental, entre eles no Boston College (EUA) sobre Risk Communication e o de Preparação de Auditores Líderes realizado pela Sandoz S/A, na Suíça; 26 anos de experiências em indústrias Químicas/Petroquímicas, nas áreas de Projeto, Produção, Manutenção e Gerenciamento e Auditoria em Segurança, Saúde e Proteção Ambiental; Professor da cadeira de Gerenciamento de Risco dentro do Programa Ambiental da Universidade Federal do Paraná e Fundação Getúlio Vargas.
15h45 - 16h00
Intervalo
16h00 - 18h00
Experiências de sucesso
Petrobras: A Implantação dos CDAs (Centros de defesa Ambiental) - Jayme da Seta Filho - Engenheiro químico formado em 1985 pelas Fac. Oswaldo Cruz, cursou MBA - Desenvolvimento Gerencial pela USP/FIA/PETROBRAS (1999), MBA - Gestão e Empreendedorismo Social (2003), além de diversos treinamentos e cursos de especialização em segurança e meio ambiente no Brasil e no exterior. Na PETROBRAS desde 1987, exerceu os cargos de gerente de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde na área de Transporte e de Coordenador Nacional do Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional - PEGASO. Atualmente é Coordenador Regional de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Holding para o estado de São Paulo e para o Centro-Oeste do país.
Suatrans: A estrutura para Atendimento Emergencial / 24h em todo o Brasil - Ricardo C. Pepe - Diretor de desenvolvimento da Suatrans - Emergências Químicas Ltda. Químico, Especialista em emergências químicas pela Texas University, Administrador de empresas, Pós graduação ESPM Marketing estratégico, Técnico em logística e membro da CMTCP - Comissão Municipal de Transportes de Cargas Perigosas de São Paulo.
18h00
Encerramento do Evento
Investimento: R$ 980,00
Mais informações: (21) 2576-7608 ou (11) 3917-2878 ou por e-mail:
rmai.eventos@uol.com.br l interacao@interacaoambiental.com.br
Interação Ambiental Consultoria em Meio Ambiente
Rua Silva Pinto 49 sl. 917 - Vila Isabel
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Gostaria saber, se nas instituiçoes hospitalares que vcs atuam, existe a padronização na vacinação contra varicela e se esta restrito somente aos profissionais de saude.
Existe facilidade na obtenção dessa vacina nos CRIE?
É feita triagem sorologica previa no admissional ou em qualquer momento?? ou pelo custo elevado , nos não conhecedores de sua imunidade ou não vacinados.
a vacinação esta formalmente indicada?
Vcs tem conhecimento de literatura sobre essa assunto?
grato
Roberto feldbusch
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Curso - SP
Pessoal,
Boa tarde
O programa completo do evento do SESMT de 2 de setembro, será circulado neste final de semana com endereço, horário, inscrições e todos os detalhes necessários. A comissão organizadora está nos trabalhos finais.
Circularemos vários eventos neste final de semana, assim como colocaremos "em dia" todo o material solicitado.
abraços
Célia Wada
Outro evento:
Palestra: Responsabilidade Civil e Penal dos Profissionais de Segurança do Trabalho.
Data: 09/08/05 (terça-feira) - Horário: 19h00
Expositor:
Engº Celso Atienza
Engenheiro Civil pela UMC, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Univ. Santa Cecília.
Mestre em Ciências Ambientais pela UNITAU. Coordenador Técnico do Curso de pós-graduação em Engenharia de Seg. do Trabalho nas seguintes Universidades: UNIFEI, Centro Univ. Moura Lacerda e UNITAU. Presidente
[ + ] Exibir tudo
da CBP - Central Brasileira de Profissionais, Vice-Pres. do SEESP, da FNE e da ANEST, Conselheiro do CREA.
Abordagem:
Teoria de culpa
Previsibilidade
Atribuição Técnica.
Responsabilidade Civil e Penal
Terceirização de serviços.
Inscrições gratuitas pelo tel. 5574.7766 r. 220, fax r. 219 ou e-mail: divtec@ie.org.br
Local: Instituto de Engenharia
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Cep.: 04012-180 - Tel.: (11) 5574-7766 r.220
Instituto de Engenharia
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Cep.: 04012-180 - Tel.: (11) 5574-7766 r.220
Departamento de Engenharia Econômica e de Produção
Diretor: Eng. Francisco de Assis Lara
Vice-Diretor: Eng. Nelson Aidar
Divisão de Engenharia de Segurança
Coordenador: Eng. Jefferson Teixeira
Vice-Coord.: Eng. Lereno C. Freitas
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.